domingo, 19 de setembro de 2010

Sr. Bastonário da Ordem dos Advogados


Olá amigos, 

Para quem realmente me conhece, sabe que desde que me conheço por gente, sempre que me perguntavam o que queria ser quando fosse grande, a minha resposta era imediata e sempre a mesma: - quero ser advogada! (Imaginem o espanto das pessoas a ouvir cinco tostões de gente a dizer isto...)
Não sei como surgiu o desejo de seguir advocacia, é que nem existe ninguém na família que esteja ligado a esta área! Apenas sei que isto não era um devaneio de uma criança mas uma certeza em mim. Mesmo contra a opinião de algumas pessoas, que ainda hoje não consideram digna a profissão de advogado, a minha folha de candidatura para a faculdade continha somente uma opção preenchida. Direito. Depois de terminar a faculdade, a Ordem dos Advogados não era uma mera opção de saída profissional era um pequeno passo para finalmente ser o que sempre ambicionei. Esta breve introdução pessoal foi para vós dizer que os meus anos de faculdade alteraram o meu conceito (inocente) de justiça, mas nunca como o fez a OA. Confesso-vos que depois de ouvir o nosso querido bastonário proferir estas declarações:          "Não estou preocupado com os jovens que estão à espera de entrar na profissão, mas os que já entraram e estão desesperados" e remata confirmando que este ano, não vão abrir cursos de estágio organizados pela Ordem dos Advogados!!! A verdade é que ocorreu-me brevemente uma série de pensamentos muito maus pela cabeça e coloquei pela primeira vez em causa a vontade em alcance os meus objectivos.
Muito obrigada senhor bastonário! É que se não está preocupado com os que ainda não entraram, existe muitos outros que já entraram e que estão simplesmente a espera que sua excelência se digne a autorizar as distritais a abrir novo curso para que estes que já entraram mas que estão presos na fase inicial à espera de a repetir, possam decidir as suas vidinhas!
Em meu nome, e em nome de todos os estagiários deste País... queria dizer-lhe, que jamais o esqueceremos! E que a justiça tarda, mas não falha! (nem que seja a do Olimpo...)
De qualquer forma, mesmo depois disto e apesar do balde de água fria, não vou desistir do meu sonho. É esta a minha vocação. E não vai ser um bastonário que me vai fazer mudar de ideias. 


Até breve*


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Curtas

Olá amigos,

Eu raramente faço isto, mas particularmente hoje apetece-me escrever sobre 3 breves noticias que vi no noticiário agora à hora de almoço e que achei dignas de grande destaque!

Então não é que num País maioritariamente Anglicano (para quem desconhece, a grande diferença entre esta ideologia cristã e a católica Romana é que estes não se regem pelo Vaticano, ou seja, não reconhecem a autoridade papal....) como a Inglaterra, os fieis (supõe-se à partida, que católicos Apostólicos Romanos) terão de pagar para participar nos eventos públicos durante a visita do Papa Bento XVI a terras de sua majestade??
Achei no mínimo paradoxal e estranho esta medida. Até que as vozes do Vaticano decidiram fazer-se ouvir em relação a este polémica. Segundo o porta-voz da casa do representante de Deus, os fiéis serão convidados a dar uma contribuição pela visita do pontífice!!!!!
Agora faz todo o sentido! A crise chegou também ao Vaticano! Afinal, quem anda com Deus, Deus acompanha" agora em tempos de crise será mais algo deste género "quem anda com Deus, Deus acompanha...mas a este, acompanha quem puder..."


E isto precisamente de encontro com a próxima noticia que vos queria falar! 

O Primeiro-Ministro de Itália, Silvio Berlusconi preocupado com as jovens e a sua situação económica, (novamente a crise) aconselhou as mulheres italianas a procurar maridos ricos!!!! 
Acrescentou ainda, que ele servia bem de exemplo. Que tinha uma fila de mulheres que queriam casar com ele, primeiro porque era simpático. E depois porque tem dinheiro. O que as leva a concluir que "ele é velho, morre e eu fico com tudo" 
Este homem é um visionário! Tivéssemos um primeiríssimo assim em Portugal, que tão bons conselhos dá as jovens do seu País e não teríamos as mulheres como o maior numero de desempregadas inscritas nos centros de emprego!!!!  Isto sim é um exemplo a seguires oh Sócrates!

O ainda no assunto CRISE...
Na gala de entrega dos famosos prémios MTV Video Music Awards a mítica cantora Lady Gaga cansada do preço exorbitante que os estilistas pedem por um bocado de pano exclusivo para desfilhar na carpete vermelha....decidiu que a carne de vaca era mais barata!!!! 
E não é que a moça até tem razão?? 
Por exemplo, cá em Portugal a carne de...bom não é bem vaca...é mais touro... é tão barata que andou até a ser distribuída à população recentemente em Monsaraz!!!!!!!!!
(E como ninguém dá nada de graça a ninguém, leva-me a concluir que ou estava estragada ou era carne ilegal... )
Gaga justifica que estava vestindo uma mensagens: "Se nós não defendermos aquilo em que acreditamos e se não lutarmos por nossos direitos, muito em breve vamos ter tantos direitos quanto a carne de nossos ossos"
Isto vai dar polémica...é que da maneira que este mundo vai, não tarda termos os ossos a fazer manifestações para terem os mesmos direitos que a carne...

Bom vou voltar para o meu mundinho que sempre que de lá regresso tenho a certeza que aqui fora estão bem piores...

Até breve*

domingo, 12 de setembro de 2010

O Diário de Anne Frank

Olá amigos,

Esta é a minha nova dica literária para vós e que recomendo a todas as pessoas que ainda não leram!
A minha curiosidade em descortinar este diário, despoletou depois de ter estado em Amesterdão e de lá ter visitado o "anexo secreto" ou melhor, o Museu de Anne Franke. 
Hoje, depois de o terminar arrependo-me por não ter lido antes de conhecer o museu.
O motivo é simples, conheci o lugar onde Anne esteve escondida durante dois anos, com os olhos de uma turista que pouco conhecia sobre a sua história. 
Se um dia à Holanda regressar, vou querer lá voltar e redescobrir o "Anexo" guiada pelas memórias desta adolescente que as únicas coisas queria, na inocência dos seus 13 anos, era ter um amigo verdadeiro, ambicionava em ser escritora e jornalista e radicar-se na terra das tulipas! 
Uma criança a quem os sonhos e aspirações foram roubados por ter tido a má sorte de nascer judia. 
Está é a história de Anne, da sua família e de outras 4 pessoas que com ela partilharam o esconderijo, mas podia muito bem ser o relato de aproximadamente 6 milhões  de judeus que foram assassinados às mãos dos Alemães. 
A leitura deste livro suscitou-me uma multiplicidade de sentimentos controversos que foram um pouco difíceis de gerir.
É uma leitura muitíssimo acessível  a qualquer tipo público, afinal foi escrito por uma miúda...mas que apesar da sua tenra idade...escreve melhor que muitos autores que já li!!!
A minha grande resistência ficou-se a dever por ter conhecimento que não estava a ler um romance inventado pela mente fértil de um autor qualquer. Mas algo real, vivenciado e descrito minuciosamente... sendo algumas passagens verdadeiramente dolorosas de ler. 
Tenho a convicção que Anne caso tivesse sobrevivido, ter-se-ia tornado numa grande mulher.
Deixo-vos duas passagens que gostei particularmente. Uma por ser um exemplo da grandeza de espírito de Anne Frank e outra que demonstra claramente que apesar deste diário ter sido escrito no século passado, numa época que envergonha a história da Humanidade, há realidades que são imutáveis. E a capacidade destrutiva do Homem é uma delas.

" Deitada na cama, à noite, depois de terminar as minhas orações com as palavras obrigada, senhor, por tudo o que é bom, querido e belo.
...Nestes momentos não penso em toda a miséria, mas na beleza que ainda nos resta. (...) Se nos tornarmos parte do sofrimento, o que nos resta? Ficaríamos completamente perdidos. Pelo contrário, a beleza permanece mesmo na desgraça. Se a procurarmos, descobrimos mais e mais felicidade e recuperamos o equilíbrio. 
Uma pessoa feliz transmite felicidade aos outros; Uma pessoa que tem coragem e fé nunca morrerá na miséria"

" - Porquê esta guerra? Oh, porque é que as pessoas não conseguem viver juntas em paz? (...) Porque é que se gastam milhões na guerra todos os dias enquanto não há um tostão disponível para a ciência médica, os artistas ou os pobres?  Porque é que as pessoas têm de morrer à fome quando há montanhas de comida a apodrecer em outras partes do mundo? Oh, porque é que as pessoas são tão loucas?"

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TAP

Olá amigos, 

Por estranho que vós possa parecer, apetece-me divagar sobre aviões! A culpa não é minha! Hoje à ida para o trabalho, passei a viagem toda de autocarro a ouvir duas senhoras a dizer mal da Transportadora Aérea Portuguesa e isso fomentou em mim a necessidade de defender esta companhia! 
Para quem tem a sorte ou a necessidade de viajar com frequência, acaba acumulando muitas histórias curiosas...algumas cómicas...outras nem por isso...sobre a TAP.
Vem-me a cabeça assim a título de exemplo, os típicos atrasos, o mau estado das malas quando chegam ao destino...isso quando não desaparecem mesmo ou a progressiva perda de qualidade das refeições distribuídas a bordo! 
Porém, apesar disto, e embora o preço das viagens seja claramente superior a outras aí no mercado, a TAP contínua a ser a minha companhia de eleição! 
É claro que nesta comparação, ficam de fora as lowcost  dado que no caso destas, estamos apenas e só a pagar o transporte.  Mas com outras companhia aéreas internacionais. 
Falo das que conheço: Brussels Airlines, British Airways e LTU ( Se bem que esta última considero estar ao nível da TAP), qualquer uma destas, são muito inferiores à nossa.
Desde a qualidade dos aviões, à atmosfera de segurança que se sente nas viagens, à simpatia dos pilotos e disponibilidade do pessoal de bordo, e mesmo das refeições servidas a bordo, a TAP deixa-me orgulhosa de ser uma companhia portuguesa!  

 (Imagens retidas da Internet. Ambas no Aeroporto do Funchal)

Até breve*

sábado, 4 de setembro de 2010

Dualidades


Olá amigos,

Eu sei que o blogue tem andando parado, mas ter tempo para escrever em férias não é fácil!! 
Depois de um mês, em que descanso e diversão foram palavra de ordem, regressar ao Porto trás um sabor agridoce consigo. 
Tenho um amigo que carinhosamente chama-me de "estrangeira"... detesto admitir isto...mas até que existe um fundo de verdade nesta denominação! 
Não são poucas as vezes em que sinto-me mesmo a viver a vidinha de uma emigrante!! Tudo porque, quando estou no Porto sinto falta da minha Ilha, do conforto e constantes mordomias que lá tenho, mas especialmente das pessoas que lá deixei! E quando estou na Madeira é precisamente o inverso! 
É um pouco como se vivesse duas vidas e tivesse de viver dividida entre elas. 
Eu sei que já deveria estar habituada, mas por muitos tempo que passe, por muitas despedidas que tenha de fazer, terei sempre dificuldade em separar-me de qualquer uma destas vidas... especialmente dos serzinhos maravilhosos que fazem parte de cada uma delas! 

Até breve*