domingo, 22 de julho de 2012

O Perfume


Olá amigos,

esta é a minha sugestão literária para o mês de Julho! 
Para o clássico que é hoje considerado, O Perfume é de uma leitura bastante acessível, sendo extremamente envolvente, muitíssimo bem descrito, diria até "olfactamente" magistralmente descrito. É também um livro bastante perturbador ao ponto de fazer-nos esquecer que a personagem principal é um assassino frio e calculista, que quase conseguimos empatizar com ele. 
Gostei imenso! 

Este leva nota 5*

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia Internacional da Amizade


E porque hoje celebra-se o dia da amizade, gostaria de dedicar este dias às criaturinhas que têm a honra e o privilégio de ser considerados meus amigos!! E digo isto sem a menor presunção! 
Escolho os meus amigos a dedo. E se os escolho para ter perto de mim, é porque estes são verdadeiramente únicos e especiais. 
O meu faro para pessoas é apuradíssimo, nunca me enganou até ao dia de hoje. Eu é por por vezes opto por ignorá-lo. Curiosamente mais tarde ou mais cedo vem-me provar que tem sempre... irritantemente sempre... razão! É por isso que vós digo, podem parar de procurar... porque os melhores amigos do mundo são os meus! 


Termino este post com umas frases que considero definir bem o que é ser Amigo:
Amigo, é aquele que conhece o pior de ti e mesmo assim opta por te aceitar tal como és. Amigo é aquele que ignora as tuas falhas e manias, porque gosta demasiado das partes boas que compõe a tua personalidade. 
Amigo é aquele que conhece os teus piores defeitos, mas jamais vai admitir que outros te apontem esses defeitos. Eu posso dizer mal dos meus amigos, mais ninguém pode, esta é uma das máximas da minha vida. 
Amigo é aquele que te elogia e defende em publico e em caso de necessidade te puxa as orelhas e repreende em privado. 

Simples não é? Mas é como diz Fernando Pessoa, "...poucas pessoas são capazes de ser amigas de alguém." 

Por isso, sê exigente com quem escolhes para teu amigo, muito poucas pessoas merecem a tua amizade. Mas quando o encontrares, não o percas porque não há dinheiro no mundo que compre um Amigo, não qualquer amigo, mas um que merece realmente ser chamado de Amigo. 

Até breve**

quinta-feira, 19 de julho de 2012

...


Se fores alguém cujas sagrada formas
De jovem imaginação se mantiveram puras,
Estranho! Fica desde já avisado; e sabe que o orgulho
Apesar de distinto na sua majestade,
É pequenez; que aquele que sente desprezo
Por qualquer criatura viva, possui faculdades 
Que nunca usou; que o pensamento nele
Está na sua infância. O homem cujo olho 
Está sempre em si próprio, ola apenas um,
A mais ínfima das obras da Natureza, que poderia mover
O homem sábio para o escárnio que a sabedoria alberga
Ilícito, sempre. Ó, sê mais sábio, tu!
Constata que o verdadeiro conhecimento conduz ao amor...

William Wordsworth

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Inferno desceu ao Funchal


Olá amigos,

como madeirense é difícil para mim conseguir explicar-vos o que nós ilhéus desta terra linda sentem ao ver imagens como estas. É uma dor que doí fundo na nossa alma. 
Ver o fogo consumir a minha Madeira, particularmente ver o meu Funchal a estar tão ameaçadoramente em perigo, o sofrimento da minha gente, a destruição da nossa beleza natural, que é a nossa maior vaidade e motivo de orgulho, é triste. Muito triste.  
Durante estes dois dias uma mão invisível mantém o meu coração tão apertado, que sou capaz de jurar que neste momento ele não é muito maior que uma ervilha. 

Que desolação! 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sandrinha 1 - Ordem dos Advogados 0, parte II


Bom, agora que o choque inicial já passou, que a adrenalina sentida no momento já está nos seus níveis normais e que esta novidade já se moveu da esfera no sonho para a da realidade, resta-me uma tarefa importantíssima, os agradecimentos. 
É verdade que atingir este objectivo estava apenas e só nas minha mãos, mas não é menos verdade que não o teria conseguido sem vós. 
Não vou claramente fazer um agradecimento particular, muito menos nomear nomes. Cada um de vós sabe o papel que teve neste processo. Apenas queria dizer àquelas pessoas que nunca deixaram de acreditar em mim, que apagaram do meu dicionário a palavra desistir, que me ajudaram a lamber a feridas e voltar a me pôr de pé, que comigo sofreram, e que comigo festejaram esta vitória, o meu muito muito obrigada. 
Pelo carinho, pela preocupação, pelos puxões de orelha, pela força e esperança que sempre me transmitiram, por terem sido tantas e tantas vezes a minha motivação, pelas preces, pela enorme corrente de pensamentos positivos que me enviaram, por estarem sempre presentes, por terem sofrido e lutado comigo, esta vitória é minha, é vossa, é de todos nós!! 

Obrigada, muito mesmo. 

Sandra Silva**

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sandrinha 1 - Ordem dos Advogados 0


Olá amigos,

Hoje para quem tem acompanhado a minha luta, (que aqui assume um carácter quase literal) com a minha própria Ordem, é com um prazer imensamente grande que informo que a primeira fase de estágio encontra-se finalmente concluída com sucesso. 
Depois deste longo, exaustivo e penoso período, em que de tudo me aconteceu... em que várias vezes a palavra "desistir" esteve muito presente a assombrar a minha mente, (apesar de ser isto que quero desde que me conheço gente) ver finalmente o "Admitido" na pauta foi uma sensação que palavra nenhuma existente é capaz de expressar. 
Foi preciso uma dose enorme de resistência, muito estudo, nervos de aço, (porque a Ordem tenta vence-nos também pelo cansaço) adquirir uma paciência de santo, acrescido de uma capacidade de resiliência bastante persistente, mas mais importante, vontade. Vontade de perseguir um sonho. O meu sonho. E a mim ninguém me diz "tu não consegues", nem a Ordem dos Advogados. Porque eu só não consigo aquilo que eu não quero. 
De qualquer forma, todas as injustiças que vi acontecer desde que entrei na OA, a mim, aos meu colegas só me deu mais força. Chegou mesmo a tornar-se uma questão de orgulho. Teimosia pura.  

Aos que ainda não conseguiram, não desistam. Se a advocacia é o vosso sonho, se este mundo é o que vocês querem, lutem por ele! O Marinho Pinto só não pode com duas coisa, com a nossa união e com a nossa vontade, que é muito superior à dele de nos excluir. 

Até breve**

terça-feira, 10 de julho de 2012

Voodoo toy now!!!


"Never underestimate the power 
of 
an extremely pissed off
Woman"

Passo a explicar o motivo da minha fúria: uma conversa com uma das criaturas lá do escritório onde trabalho: 

" Não gosto do seu Português, é muito complexo, soa-me estranho! Simplifique! Tente escrever como se fosse eu"!   Grreeeeeeeee!!!

É claroooooooooo que é complexo... está bem escrito!!! Soa estranho? Evidente!!!!! Tem pontuação e frases bem construídas! Simplifique??????? Mas estamos a falar de uma Peça Processual ou de uma história da Anita?! 

A minha resposta: 

"Sim Sr. Dr. eu reformulo... ou melhor, altero! Não... peço desculpa... eu mudo a minha escrita para algo bem mais básico, corriqueiro, uiiii peço desculpa novamente.... quis dizer, simples, a ver se assim entende!"

(bom... isto foi o que pensei...) Na verdade, mordi a língua, emiti uns sons tipo grunhidos em concordância e sai rapidamente daquele gabinete antes que saltasse ao pescoço da criatura!


(Alguém arranja aqui para a menina um daqueles bonequinhos de voodoo?  É só para descarregar um bocadinho a  minha frustração.... ficaria muito agradecida)

domingo, 8 de julho de 2012

5 Melhores Sensações do Mundo


1. Acordar e perceber que ainda faltam algumas horas até o despertador tocar!

2. Encontrar dinheiro esquecido num bolso!

3. Estar com o estômago colado nas costas e chegar a casa e ter a nossa comidinha preferida na mesa!

4. Um elogio merecido recebido inesperadamente!

5. Despertar com um beijo teu!

sábado, 7 de julho de 2012

Extreme Sailing Porto


Só vós posso dizer uma coisa, foi dos eventos mais fantásticos que tive o prazer de presenciar até hoje! E espero mesmo que eles voltem para o ano para colorir o Rio Douro.

Deixo-vos algumas das fotos que tirei:


P.S. estas fotos não foram retiradas algures da net, elas são minhas, para as verem maiores basta clicar nas mesmas**

Ausência


Nenhum deserto sem água
Nenhuma noite sem lua
Nenhum País sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda que a tua

Sophia de Mello Breyner Andresem

  

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Häagen My dear

Sabem aqueles dias em que mais valia não sair da cama? São daqueles dias que começam a correr mal bem cedinho, mantendo-se uma nuvem negra a flutuar por cima de nós pela tarde fora, e só com alguma sorte terminas o dia sem apanhar uma chuvada! 
Nesses momentos, felizmente raros, a balança do meu humor que equilibra o agri e o doce pende totalmente para o lado do agri e é mais seguro manter uma distância de segurança... a este ponto estou tentada a disparar para tudo o que mexe!
Porém contra estes humores tenho um remédio santo, que pelo menos para mim funciona perfeitamente como estabilizador e tranquilizante! Não, não estou a falar de medicamentos anti-depressivos, nem terapias de compras etc etc! Porque a minha receita funciona muitíssimo melhor (e é bem mais baratinha!). 
Então é assim, recuso ou desmarco qualquer convite que implique convívio social e abandono os telemóveis bem longe de mim. Arranjo um filme do género comédia romântica, lihgt, divertido e com final feliz para me fazer cóceguinhas  no coração, uma manta para me aninhar. Mas o toque final e primordial desta receita....  é este menino: 


Não preciso muito mais para ser uma menina em paz, alegre e feliz novamente!!!!

O mais difícil mesmo é escolher o sabor... 

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Super Ministro

Olá amigos,

eu sei que por regra não escrevo sobre política no meu blogue. Só mesmo muito raramente e apenas quando alguma situação realmente me surpreende.
Porém é impossível não descer do meu baloiço utópico e aterrar no mundo real, depois desta notícia fabulosa envolvendo o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
Então não é que o bonequinho fez um curso de 3 anos num único ano só? Sinto-me deveras orgulhosa! Temos um Ministro sobre-dotado!! Já sei o que estão a pensar... "ai e tal mas foi com 11 valores" 
Suas cobras invejosas!!!!!! Sabem o quanto custa ter média de 11 valores?! Pois fiquem sabendo que é dificílimo! São precisas horas e horas de estudo intensivo enclausurados nas bibliotecas em vez de andar nos copos! Miúdas? só as da tele-vendas nos momentos de pausa! E qual campeonato, qual europeu, qual mundial, qual vida social?! Ir com os amigos para a borga? Só nas férias e nas de verão! E mesmo assim em part-time porque há que preparar um novo ano! Família? o que é isso?! Não há tempo para lamechasses! Que pensam vocês?! Que se é assim brilhante sem esforço???  
E mais... não só terminou com média de 11 valores, como fez num ano o que um homem médio leva 3 a fazer! Isto é obra minha gente!!! Peço uma salva de palmas para este senhor!
Mas calma... ainda não é nada!! Ah pois é! O Ministro sabichão tem um percurso académico de génio! É o verdadeiro e autentico Einstein Tuga!! 
Ora vejam, inscreveu-se em Direito onde frequentou o primeiro ano do curso, conseguindo inacreditavelmente concluir apenas uma cadeira: Ciência Política e Direito Constitucional, com.... atenção que isto merece respeito... 10 valores de nota final!!!!!! Só por isto ele já merecia um cargo no Governo!
Porém, não satisfeito com isto (afinal os génios são insatisfeitos por natureza) um ano depois decide alargar os seus horizontes e pediu transferência para História. Inscreveu-se em 7 disciplinas, conseguindo exemplarmente não fazer nenhuma cadeira!!! É o meu herói!! Puf... oh Super Homem esconde-te porque chegou o Super Ministro!
Ah mas não pensem que se ficou por aqui... Nem pensar!!! 10 anos depois, voltou à universidade, desta vez para Relações Internacionais. Todavia, devido ao seu imenso ritmo laboral foi-lhe humanamente impossível frequentar qualquer cadeira do curso. 
Mas o Super Ministro não desiste e 9 anos depois, candidatou-se novamente à faculdade para o curso de Ciência Política e Relações Internacionais. E graças ao seu vastíssimo e árduo currículo que aqui acabei em forma de resumo muitíssimo resumido partilhar com todos vós, conseguiu um canudo em apenas um ano e com os referidos 11 valores!!!! 

Este senhor não é só um Super Ministro, é um poço de sapiência!! Fundo... Infindávelmente fundo...

(Da minha parte só tenho a me envergonhar por ter demorado 4 anos a fazer um mero cursozinho de Direito... com a misera média final de 12 valores... Enfim... nem todos podemos ser génios! E por isso que ele é Ministro e eu sou uma triste e pobre estagiária! Estudasses pah! Oh vida!)

domingo, 1 de julho de 2012

O coração da terra bate ao ritmo dos teus passos I


Não esperava ver-te tão cedo. Na verdade, esperava que passasse muito tempo até voltar a cruzar o meu caminho com o teu.
Não fiques triste com as minhas palavras, este desfecho foste tu que o trilhaste. E no entanto, a minha alma contínua presa à tua, como uma maldição que me persegue para onde quer que vá... independentemente do que faça, de onde ou com quem esteja.
Tenho para mim que esta pena desconhece a existência de limites legais e que o meu crime de amar-te terá como sentença perpétua pertencer-te.
Todavia, estar longe neste momento não era opção. Devia-o a ti, a nós e ao que em tempos fomos.
Este reencontro inesperado foi no entando diferente de qualquer outro que tivemos.
Desta vez não esperava que me presenteasses com um sorriso rasgado de felicidade, tal como não esperava ver espelhado no reflexo do teu olhar a tua afeição por mim.  
Sabia, que não me estenderias os braços aguardando ansioso que te abraçasse e que não ouviria a tua voz doce murmurar-me quanta falta te fiz.
Enquanto voava ao teu encontro sentia-me singularmente inquieta. Já não recordava da última vez que isto tinha acontecido. Nem sei se alguma vez aconteceu. 
Entre nós foi sempre tudo tão natural, sem embaraços ou constrangimentos. Diziam estarmos predestinados lembraste? Enganaram-se ou enganamos-lhes nós? 
Ordenei a mim mesma que me controlasse! Ignorei o tremor dos meus dedos, a mão invisível que me espremia as entranha, e concentrei-me em ensaiar mentalmente o que te diria. 
Indaguei quais seriam as tuas resposta e como responderia a estas. Tentei prever as tuas reacções e como reagiria a elas. Preparei-te o meu melhor discurso. 
À medida que a distância entre nós ia encurtando, o meu nervosismo progredia tresloucado no sentido inverso. Tanto que só à terceira tentativa consegui finalmente encaixar a chave no buraco da fechadura, fechei os olhos, inspirei e  roguei a Deus por auxilio. 
Reunindo toda a coragem que ainda me restava fiz estalar o trinco da porta, derrubando assim a última barreira física existente entre nos. 

Continua brevemente...