domingo, 28 de outubro de 2012

Voltar atrás no tempo


Hoje podemos voltar atrás no tempo. Era tão bom isto não era? A mim pelo menos dava-me um jeitão e um gozo imenso. Infelizmente não significa refazer ou desfazer o que foi feito, mas tão só atrasar uma hora no nosso relógio!
O horário de inverno começa este Domingo e com ele, mais uma hora para dormir ou para aproveitar o restinho do fim de semana que já se está a despedir!
Esta é a parte boa disto, porque se há coisa que detesto nos dias de inverno é que eles são tão pequenos! Sempre fez-me uma confusão tremenda que às 18h e qualquer coisa já esteja a anoitecer. Porém, não há nada a fazer, e como diz o "outro" primeiro estranha-se depois entranha-se!

Até breve**

sábado, 27 de outubro de 2012

Crónicas do meu dia


Acordar sem o despertador tocar.
Poder ficar na cama sem pressa de levantar.
Duche quente e prolongado.
Um almoço tardio e animado.
Um bom livro por companhia.
Café para despertar.
E amigos para acabar o dia

Que mais se pode pedir?
As coisas simples fazem-me feliz!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Palavras tuas que senti que eram minhas


Essa dor

Essa dor que doí por dentro e por fora
Essa maldita doí, doí a toda a hora
Não é no corpo é na alma
Doí sempre, nunca acalma
Esse mal que aperta o coração 
Nunca, mesmo nunca, nos dá a mão
Empurra-nos para o fundo
Não dá descanso, nem um segundo
Parecem facas em nós atravessadas 
Frias e com as pontas afiadas
Evitam-se as perguntas difíceis 
Elas exigem respostas cruéis. 

Cristiano Moreira

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Oh oh...


Dei-me conta agora à pouco que falta precisamente dois meses para o Natal!!! Algo diz-me que já devia estar a pensar em prendas. No mínimo a ter pelo menos uma ideia do que vou preparar, e começar a procurar materiais para executá-las! Zerinho até agora... Alguém está em problemas este ano e nem preciso dizer quem...!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Feira do Livro Novo e Antigo


Olá amigos,

eu sei que tenho deixado aqui o "estaminé" um pouco ao abandono, mas entre a minha vidinha normal e esta nova aventura que me meti, resta-me muito pouco tempo livre para alguma outra coisa. Até os meus livros já começam a reclamar a minha ausência! 
Porém, a verdade é que o tempo por muito que eu queira, teima em não esticar e no final do dia já só penso em embrulhar-me no sofá com a mantinha e vegetar até o dia seguinte.
De qualquer forma, não podia deixar de vir aqui dar-vos conta deste evento... ou não estivéssemos a falar de livros! 
A 10ª edição da Feira do Livro Novo e Antigo vai realizar-se nas arcadas da Reitoria da Universidade do Porto, entre os dias 26 e 27 de Outubro. 
Este ano optei por não meter lá os meus pezinhos. Não por falta de tempo porque para estes eventos eu desdobro-me em duas mas não perco, e muito menos por falta de vontade. Mas porque tenho a certeza que se lá for não vou resistir à tentação de trazer uns 10 para casa! E com a falta de tempo que tenho ultimamente, a minha lista de espera está a tornar-se vergonhosamente grande. 
Porém espero que vocês vão até lá, aproveitem para passear entre livros antigos e novos porque é nestes eventos que se fazem excelentes negócios! 

Até breve**

sábado, 20 de outubro de 2012

É Sexta-feira yah!!!

Apesar de esta semana lá no escritório ter sido calminha em comparação com outras anteriores e de já estar a apanhar o ritmo de sair de casa pouco depois das nove da manhã e só voltar mais ou menos 11 horas depois, à conta desta nova aventura que me meti, a verdade é que com este tempo frio, chuvoso e sombrio não há nada melhor que chegar a Sexta-feira e saber o despertador só vai voltar a tocar dois dias depois!
Espera-me um fim-de-semana calmo, recheado de muita leitura, sofá, mantinha para pôr as séries em dia, algum estudo que disso por agora não me livro tão cedo, café ou chocolate quente e muitas guloseimas para acompanhar! Claro que para ser perfeito tenho de juntar a esta receita, calor humano e muitas calorias reunidas em torno de uma mesa no habitual "jantar da família do Porto", que esta semana cabe-me a mim oferecer! E aqui entre nós, não existe nada melhor que cozinhar para as pessoas que nos são especiais.

Bom fim-de-semana**

E já dizia o "outro"... Existe 2 coisas infinitas... a estupidez humana e o Universo


Olá amigos,

hoje ao vir para casa no final do dia, deparei-me com uma situação que mais do que chocar-me entristeceu-me. O relógio devia estar a bater as 19h30m, estava portanto anoitecendo e fazia aquele frio típico do norte que as gentes de cá chamam de nortada. 
Caminhava em plena rua Júlio Dinis e ao aproximar-me de uma paragem de autocarro ali existente dei-me conta de que ao meu lado caminhava uma senhora já com alguma idade. É difícil precisar um número, mas se fosse a apostar, apontava para os setenta e muitos. Deslocava-se com bastante dificuldade, apoiada numa bengala e reparei que nesse preciso momento em que a observava, o seu andar tinha-se tornado mais agitado. Parecia querer correr. Mas a essa vontade não lhe acompanhavam as pernas pesadas e enferrujadas. O que a motivava a este esforço, é simples: o autocarro que a levaria (presumo) a casa estava chegando à paragem. 
Enquanto ele enchia de passageiros que o aguardavam, ao mesmo tempo que continuava a andar ela ia fazendo sinal com a bengala para que o motorista a visse e esperasse um pouco. 
Estávamos a uma distância não mais de 7 metros do local de paragem. Ainda pensei em fazer-lhe sinal também, mas quando o vi começar a andar, pareceu-me óbvio que moveria um pouco o autocarro para a alcançar. Qual não é o meu espanto, quando o vejo passar transversalmente por ela. 
Isto numa altura em que não fazia quase transito nenhum, numa via de circulação para o "bus" e a pouquíssimos metros do local de pagaram. Para aquele homem, ter parado uns metros mais à frente, ou mesmo ter aguardado um pouco, não teria causado qualquer embaraço ao transito, nem perderia mais do que um par de minutos. 
No entanto, apesar das tentativas que ela lá ia fazendo para que ele parasse, estas foram totalmente ignoradas. Circulou paralelamente a esta como se nada ali estivesse. 
Fiquei colada ao chão no meio do passeio completamente incrédula a ver isto acontecer. A vê-la resignada lentamente retomar a marcha. E o autocarro que a transportaria rumo a casa a afastar-se. 
Verdade que não é a primeira vez que vejo algo semelhante, mas é de facto um acontecimento muito raro de se ver cá no norte, onde as pessoas tem um coração maior que o mundo. Muito menos tratando-se de uma senhora que tinha certamente idade para ser avó ou pelo menos mãe daquele motorista. 
Fiquei mais do que furiosa, triste por presenciar este momento cruel, sem a menor justificação plausível. E se estão a pensar que ele não a viu, bom, é possível não direi que não, mas muito pouco provável, dado que não era ainda noite breu e a senhora estava, como já referi, literalmente a "invadir" com a bengala o corredor de circulação para ele a visse. 
Enquanto continuava o meu percurso, com o coração do tamanho de uma ervilha, lembrava-me da minha avó, de um dia não muito longínquo, da minha mãe, da minha tia B. naquela mesma situação. Foi impossível controlar a corrente de pensamentos enraivecidos que inundavam a minha cabeça. E então, ouvi a voz da minha mãe bater à porta do meu consciente e relembrar-me uma coisa que ela sempre me ensinou: "Não se deseja mal aos outros, que cai sempre em cima de nós". 
Decidi mudar de estratégia, mentalmente retirei todas as pragas que ao motorista estava rogando e ao invés disso, pedi a Deus algo tão simples quanto isto: não o leves cedo. Deixa-o envelhecer. Para que o peso da idade lhe impeça de correr. Para que tenha tempo de ter de usar uma bengala para se apoiar e se deslocar. Para que possa um dia sentir o que aquela mulher hoje sentiu.

Até breve**

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Felizmente está frio!!!


Se existe algum motivo para eu ansiar pelos meses de frio, este chocolatinho delicioso é definitivamente um deles! Não sou o que se chama uma aficionada por chocolate. Gosto, mas sou muito picuinhas neste aspecto. Tem de ter algo crocante por dentro, como o Mars ou Snickers. 
Chocolate simples, ou seja, só chocolate tipo Guylian, ai pura e simplesmente não desce. Por melhor fama que tenha, por mais caro que seja, não obrigada! 
Já com os Raffaello... a história é outra! Não existe bombom no mundo melhor que este! Nem nenhum que eu goste tanto. 
Chego ao ponto de comer uma caixa sozinha em poucas horas. E apesar de ser gulosa, mas sem deixar de ser generosa, esta regra não se aplica aos meus Raffaello. Detestooooooooooo ter de os partilhar! Pronto assumo! É feio eu sei, mas é só mesmo em relação a eles! Juro! 
Infelizmente (ou não...), este pecado capital só está à venda nos meses mais frios. Porém, é com enorme alegria que anuncio ao mundo que eles estão de volta e esta caixinha linda....e eu seremos tão mas tão felizes hoje! 

Amanhã preocupo-me com a balança... melhor nem falar no colesterol... 

Até breve**

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Words from the heart


"Always remember, you are braver than you believe.
Stronger than you seem.
And twice as beautiful than you ever imagined."


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Romeu e Julieta


Olá amigos,

tal como as fotos acima já anunciam, o livro escolhido para este mês é a obra literária de Shakespeare, Romeu e Julieta. 

"Tinha Shakespear vinte e oito anos quando delineou, na sua forma primitiva, este milagre de juventude e de inspiração diante do qual empalidecem todas as criações anteriores ao teatro do Renascimento inglês. Romeu e Julieta é a sua primeira tragédia, a sua primeira obra prima... Até a ter escrito, Shakespear é um autor entre muitos; depois de a escrever, é Shakespear. Ela só basta para que o seu nome se torne imortal."

Este excerto, é o primeiro paragrafo da introdução que acompanha este livro. A verdade, é que depois destas palavras fica muito pouco por dizer, quer sobre esta obra, quer sobre o seu escritor.
Pessoalmente, histórias de amores trágicos que se tornaram épicos intemporais, são o meu calcanhar de Aquiles. 
Existe sentimento mais profundo que morrer de tristeza por um amor perdido?! Infelizmente este género de realidade, hoje é considerado "fora de moda", assim como o endeusamento do ser amado. 
Claro que apesar de achar o cúmulo do romantismo sucumbir de desilusão amorosa, a ponto de querer extinguir a vida existente em nós, o meu sentido prático diz-me que por muito bonito que isto pareça, é muito pouco real. 
De qualquer forma, estas histórias fazem-me acreditar que é possível amar-se assim, ou que pelo menos em tempos foi! 
Resumindo, é um livro maravilhoso, com discursos poéticos que deixaram-me feito margarina ao sol, e com um sentido de humor magistral que contra-balança o tom trágico e fatalista presente em toda esta obra. 
Se ainda não leram, e gostam de prosa e poesia, este têm obrigatoriamente que fazer parte do vosso espólio! 

Espero que gostem,

Até breve**

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Morre lentamente quem...


"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar. 
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,repetindo todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda as marcas no supermercado, não arrisca vestir uma cor nova, não conversa com quem não conhece. 
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos, corações aos tropeções, sentimentos. 
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto, atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projecto antes de iniciá-lo, não tentando um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe. 
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.  
Estejamos vivos, então!"

Pablo Neruda


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Reflexos de meu país

Ainda em relação a Portugal ter sido considerado um dos 10 países mais bonitos do mundo e juntando a isto uma das minhas grandes paixões, aqui estão alguns dos meus "clickes" tirados por esta terra fora:


P.S. estas fotos não foram retiradas algures da net, elas são minhas, para as verem maiores basta clicar nas mesmas**

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Noticias que valem a pena ouvir!


O nosso pequenino país está entre os 10 mais belos do mundo, num ranking organizado por este site !!! Ficamos num honroso 6º lugar, atrás da Itália, Espanha, França, Austrália e Grécia. Isto sim é uma noticia  digna de se ouvir meus amigos!!! 
E claro está, não caibo em mim de tanta vaidade. Segundo eles, só pelas maravilhas naturais do vulcânico arquipélago dos Açores, Portugal já merecia estar nesta lista.
Além disto, o "jardim flutuante" que é a Madeira, simmmmmmmmm!!!!!! Leram muito bem... mas eu vou voltar a escrever, o "jardim flutuante" que é a minha terra linda, (não sou eu que digo, são eles...) são os primeiros dois motivos que os críticos da Ucityguides usaram para nos colocar no 6º lugar deste top... as nossas Ilhas... (que ouço serem tantas vezes menosprezadas e desvalorizadas quase como se pertencêssemos a Portugal por favor... mas adiante que isto hoje não importa para nada!)
Referem ainda as serenas planícies do Alentejo, com destaque para as vilas medievais de Marvão e de Monsaraz, o Parque Nacional da Peneda-Gerêz, e a perfeita colaboração entre o homem e a natureza "in the magic fantasy of Sintra" e o verdejante vale do Douro.
Em relação a Lisboa e ao Porto, "And while the old centers of Lisbon and Porto are inexplicably rundown and stubbornly neglected, it's hard to match their scenic beauty with their grand riverside settings" 
Apesar de descreverem as nossas duas grandes cidades como deixadas ao abandono e teimosamente negligenciadas, acrescentam que  possuem paisagens de beleza difícil de suportar!
Terminam dizendo que é tudo em pequena escala, mas que no conjunto é impressionante a existência de tanta beleza e tão diversificada, caber num país tão pequeno como o nosso, que parece ser um dos preferidos do sol.
Que linda esta descrição do nosso país!! Não é só falar de crise, crise, crise, é preciso e de forma tão mas tão importante noticiar também estas coisas boas, que nos deviam envaidecer a todos!
Eu pelo menos fico mais inchada que um balão de S. João cada vez que leio ou ouço falar assim do meu país!!! Na minha opinião, este sentimento de orgulho e pertença deveria ser não só partilhado por todos os portugueses mas seriamente incentivado.

Até breve**

Foto da autoria de José Paulo Andrade. Podemos encontrar mais trabalhos deste fotografo aqui

terça-feira, 2 de outubro de 2012

So true


The longer you wait for something, the more you'll appreciate it when you get it! Cause anything worth having, is definitely worth waiting...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hello October

Aqui está um mês que eu adoro! É o começo do Outono em toda a sua plenitude, das primeiras chuvas a sério, dos primeiros dias daquele friozinho gostoso, em que a temperatura já convida a retirar do armários os casacos quentes. 
O cheiro das castanhas assadas inunda a cidade, e o chocolate quente com marshmallow torna-se o ponto alto das minhas noites!
É um mês de renovação, em que as folhas velhas, secas e sem vida estão prontas para cair, ficando à espera que nova vida se crie.
Para mim, vai ser um mês de muito trabalho, de grande esforço suplementar, mas que eu espero que seja tranquilo, luminoso e bem docinho! 

Bom Outubro para todos vós!

Até breve**