domingo, 31 de março de 2013

Páscoa e afins



Pessoas lindas da minha vida, amigos condescendentes e seguidores pacientes, perdoem a minha ausência nestes últimos dias, entretanto já estou de férias e entre o meu regresso à Madeira e matar todas as saudadinhas, resta-me pouco tempo para vir até cá, encher-vos de mimos. 
De qualquer forma, não podia deixar de dar uma passadinha por este meu pequeno mundo para vos desejar uma feliz Páscoa, na companhia daqueles que verdadeiramente vos aquecem o coração, e claro, com o estômago forradinho de coisinhas boas!!! Esqueçam lá a dieta e maleitas afins a aproveitem estes dias para pecar à vontade!!! 

Prometo voltar em breve**

domingo, 24 de março de 2013

Really?!


Dizem que é Primavera... mas ontem choveu como se tivessem aberto as comportas das barragens do Olimpo. O frio esse já se pode considerar frio e não gelo... o que já não é de todo mau... 
Ainda assim ao chegar hoje a casa no final do dia, com um dos meus casacos de inverno, que ainda não consegui largar e com a minha gola mais quente, sim porque este ventinho do Norte é senhor de meter respeito aos mais calorentos, sou "obrigada" a ler o seguinte post de uma criaturinha de Deus no facebook:  

"Primeiro escaldão do ano"

Alguém mais está com vontade de o insultar? Vá, aproveitem, eu deixo e ainda ajudo!!!! É que a criatura em questão não está nas Caraíbas de férias... isso ainda aceitava, (não sem uma grande dose de dor de cotovelo, evidente)  mas na Madeira... na Madeira!!!!!!!!!! Aqui tão pertinho... 

Isto é maldade pura! 
Pronto, já descarreguei a minha frustração, vou tomar o meu cházinho e deprimir para o sofá! 

Primavera... puf!!!!!!!! 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Caim

Olá amigos,

esta é a minha sugestão literária para este mês. Estou de volta ao mundo de Saramago, mundo esse que deixa-me sempre inquieta, talvez porque a escrita deste homem é feita precisamente com essa intenção, inquietar, questionar, fazer pensar. E ele consegue fazer isso de uma forma sublime. 
Escrita marcadamente sarcástica, sobretudo neste livro. Ainda assim, depois de o ter lido, acho que toda a polémica que houve à volta da publicação de "Caim" por parte dos crentes, da igreja, um erro de quem ou não o leu, ou não conseguiu desapegar-se da religião e entrar na literatura. 
Caim é uma história, ficção, não o vi como um ataque à igreja ou às convicções cristãs. É muito mais um exercício de questionamento que põe em destaque passagens de leituras do velho testamento, onde "Caim" interpreta essas passagens à sua maneira e não da forma que estamos habituados a vê-las interpretadas. 
Não digo que não possa ser chocante, especialmente nos diálogos com Deus, ou na forma como "Caim" distorce as histórias da Bíblia, (isto sobretudo para crentes) mas ao entrarmos no mundo de Saramago, é impossível não admirar a lucidez presente em cada palavra. 
Todavia, vamos convir que se estamos a ler Saramago isso implica estamos preparados para um discurso irónico, directo, sarcástico. Para sermos provocados, ele conduz-nos pela mão pelo desconhecido, pelo inquestionável, obriga-nos a pensar, a questionar. A pôr tudo em causa. E isso para mim é a melhor parte de ler Saramago. 
É um livro para se ler com uma mente aberta, é necessário um exercício por parte do leitor de saber separar o que é literatura e religião. Se conseguirem fazer isto, irão gostar muito deste livro. 

Espero que leiam e que gostem. Uma coisa posso garantir-vos, não vou vai ser indiferente... 

Até breve**


quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia - 21 de Março


Fanatismo

Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No mist'rioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!...

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

Florbela Espanca, Livro de Soror Saudade


Coffee Cool Tour - O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo



Olá amigos,

nova crónica do "Coffee Cool Tour", e hoje o nosso convidado de honra é este pecado dos deuses... que é considerado nada mais nada menos do que o melhor bolo de chocolate do mundo. 
Aliais, é precisamente este o nome do local onde é possível provar esta delicia e fica situado na Rua Dr. Barbosa de Castro nº 70 (para se localizarem melhor, fica na zona da Cordoaria).
Esta oitava maravilha do mundo é da autoria de Carlos Braz Lopes e segundo o mesmo: "Começamos assim mesmo, sem pretensões: melhor bolo de chocolate do mundo é português. Uma receita que surgiu quase por acaso, é hoje um caso sério de sucesso, que já ultrapassou fronteiras, mas não o sonho de levar este pedaço de bom gosto a todos os amantes de chocolate espalhados pelo mundo." E quem fala assim meus amigos, não só não é gago, como sabe o que diz!!
O nome pode parecer-vos pretensioso e apesar de não poder julgar ser o melhor do mundo, pois isso implicaria que já tivesse provado todos os bolos de chocolate existentes neste planeta, este, é sem margem para dúvida um doce diferente e tão maravilhoso que as palavras são insuficientes para o qualificar. Para os apreciadores de chocolate, este local é passagem obrigatória. 
Em relação ao local que dá abrigo a esta tentação do Demo, ficou um pouco aquém das nossas expectativas. Falta-lhe personalidade, carisma. A decoração não nos conquistou e achamos que um bolo desta qualidade merecia outro local, com mais visibilidade, e com uma decoração mais cuidada. 
Outra aspecto menos positivo, é que não tem multibanco, não fosse a C. e ia ficar a lavar pratos... Claro que nem todos os cafés têm obrigação de o ter mas isso justifica-se quando é possível encontrar-se um MB na zona circundante. O que não é de todo o caso.

Numa apreciação global decidimos atribuir a este local nota 7 (numa escala de 0-10). 

Não deixem que estes pontos menos positivos vos afaste de conhecer este estabelecimento, porque o "Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" merece uma visitinha vossa! Vão por mim amigos...

Aqui podem consultar o site oficial caso queiram conhecer um pouco melhor este projecto fantástico.

Até breve**

quarta-feira, 20 de março de 2013

Finalmente Primavera


Estava realmente com saudades tuas!! Até o meu bonsai está respirando de alívio de tão amarelinho que tem andando, coitado. E como se estivesses a dizer " aqui estou eu", o sol brilhou todo o dia e pela primeira vez em muito tempo voltei a sentir calor, imagine-se?! Foi a loucura!

Sê bem vinda e fica desde já sabendo que espero que tragas contigo uma lufa de ar fresco com o perfume das flores do campo, muita cor para pintar os meus dias e tranquilidade para poder apreciar devidamente esta que é das minhas estações do ano favoritas!
  
...e por favor Sr. Pedro, chega de frio sim? 
Obrigadinha 

Até breve**

VLA - Viciados em Livros Anónimos


Isto é sem dúvida nenhuma o meu caso... Cada vez que olho para a minha lista de espera, em vez de a ver diminuir, vejo aumentar. Verdade seja dita, os livros são o meu vício preferido! 
Só espero ter um bocadinho de dinheiro, de outra forma ter livros vai ser muito complicado. E não me venham com essas modernices de livros online que ou eu mudo muito de opinião, ou esse mercado nunca será para mim. 
Não existe sensação melhor do que segurar um livro novo nas mãos, confesso que o cheiro de livros antigos enche-me o espírito de alegria e que vê-los na minha estante, é a decoração mais bonita da minha casa.

Até breve**

19 de Março


Eu adoro este dia!! Essencialmente por dois motivos, o meu pai é e será até ao fim dos meus dias o meu Super Herói e eu serei sempre a "pequeninha" dele. E porque apesar de longe, poder festejar mais um dia do Pai com ele na minha vida, é uma dádiva maravilhosa.
Talvez por tê-lo longe de mim diariamente, sinta fundo na minha alma quanta falta ele me faz. Ou talvez por já ter estado tão perto de o perder, não dê o amor que nos une por garantido. Motivo pelo qual por muitas vezes que eu lhe diga que o amo, não serão ditas as vezes suficientes.
Por isso digo-lhe constantemente, para que ele nunca se esqueça disso e para que eu saiba sem a menor dúvida que ele sabe o quanto o amo. Pode vos parecer estranho, mas não me é suficiente demonstrar, eu preciso de o dizer. Preciso que ele me ouça dizê-lo.

Feliz dia do Pai meu "velhote"**

segunda-feira, 18 de março de 2013

All I want - Kodaline


Das minhas músicas favoritas de sempre. Tão simples e tão perfeita. Mas confesso que o vídeo é a minha parte preferida, é indescritívelmente belo.
Não sou de me emocionar por qualquer coisinha, mas este deixa-me sempre com a lagriminha no canto do olho.  Não é fácil ser-se diferente. É preciso uma enorme capacidade de resiliência para continuar dia após dia. É um esforço diário que faz destas pessoas Super Heróis. Mas até estes cansam-se.
No fundo, diferentes ou não, todos procuramos o mesmo. Amor. Esta palavrinha tão pequena, não faz desaparecer as dificuldade, mas torna-as suportáveis e contornáveis.

Tão simples quanto isto.   

quinta-feira, 7 de março de 2013

Oportunidade Vogue


Mulherada da minha vida, esta é daquelas oportunidades que vocês não podem perder. A Vogue do Mês de Abril faz-se acompanhar com este creme maravilhoso da Carolina Herrera. 
Por mais 1 euro, 1 eurinho apenas vocês trazem este body lotion de 100 ml  para casa! Atenção que esta promoção é limitada, sendo que apenas algumas revistas vêem assim bem acompanhadas. 

Quem é a amiga quem é?!

P.S. Pelo que li algures na net, nas perfumarias este body lotion da CH de 200 ml custa à volta de 35 euros... este é metade, ainda assim, por 1 euro, acho que vale a pena. Além do que, tem um cheirinho divinal! 

Aproveitem antes que acabe!!!!!


Coffee Cool Tour - bem vindos ao Linha 22


Este café/restaurante/mercearia, é um espaço relativamente novo na baixa do Porto. Abriu as suas portas à quatro meses e foi baptizado em homenagem ao eléctrico que ainda circula todos os dias na Rua dos Clérigos, precisamente onde este café está situado.
A localização deste projecto foi estrategicamente escolhida a dedo pelos responsáveis e em sete meses requalificaram quase por completo um prédio belíssimo de 1870.  O espaço é relativamente pequeno, tem duas salas, uma no rés-do-chão e outra no primeiro andar. Gostei particularmente que tivessem mantido o aspecto rústico do local, as escadas de acesso ao primeiro andar são aquelas típicas escadinhas de casas antigas, íngremes, estreitas e de madeira. Entre o branco, a madeira escura do mobiliário, e as peças de decoração de outros tempos, este café é um encanto! 
Estive lá pela primeira vez no dia de S. Valentim e apesar de termos optado pelos doces, o objectivo deste projecto é implementar o conceitos das tapas espanholas no Porto, com produtos exclusivamente portugueses. Mas fica desde já prometido que da próxima vez que lá for, o vinho e os petiscos serão a minha prioridade! 
Porém nesse dia estávamos com vontade de guloseimas bem docinha e calóricas, pelo que a Cat. optou por um cappuccino e um pastel de nata com amêndoa e eu fiquei consoladinha da vida com esta fatia de bolo de chocolate com frutos silvestre e um café para acompanhar.
Cada uma provou um pouco o da outra e no final chegamos à conclusão que a nata é muito boa mas este bolo é qualquer coisa de M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Nem vale a pena tentar descrever porque é impossível fazê-lo de tão bom que é.

Resumindo, saímos de lá profundamente satisfeitas. Tendo sido a nossa primeira vez no local, pacientemente explicaram-nos o conceito da casa e mostraram-nos os produtos que comercializam, com imensa amabilidade e simpatia, tão característica do povo desta terra! O serviço foi rápido, pois se há coisa que não gosto é ter de esperar uma eternidade para ser atendida, e os preços não são nada de exorbitante, pelo contrário até. 
Só tenho um pequeno reparo a fazer neste local, que atenção, não retira o menor mérito deste projecto. Sendo um espaço onde se privilegia e comercializa exclusivamente produtos nacionais, tinha preferido que o café em vez de "Nespresso", fosse de uma marca portuguesa. 

Numa escala de 1 a 10, este local recebe na nossa opinião, nota 9. 

Aqui está o link deste espaço no Facebook, caso queiram conhecer um pouco melhor.

Deixo-vos algumas fotos do Linha22:




Espero que gostem e se tiverem oportunidade não deixem de o visita.

Até breve**

terça-feira, 5 de março de 2013

Frases Intemporais


Ainda em relação do post anterior, ocorre-me uma frase de William Shakespeare,

" Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."

Vergonha na cara precisa-se...

Este é o homem que dá a cara por um movimento a que denominaram de "Reformados Indignados". Este grupo particular de reformados está contra a Contribuição Especial de Solidariedade que o governo quer aplicar sobre as reformas de luxo destes coitados. 
Para terem noção do quanto injustiçados estão a ser estes seres, e confiando na notícia do Expresso Online, este homem, Filipe Pinhal, ex presidente do BCP vai passar a receber com a aplicação desta Contribuição, uma reforma de 14 mil euros em vez dos 70 mil euros que recebe actualmente.
Uma vergonha meus amigos! Eu estou em total concordância com estes reformados e aproveito desde já para lhes prestar a minha total solidariedade. Afinal quem é que consegue sobreviver com uma reforma de 14 mil euros?! Isso nem dá para pagar as contas de manutenção do iate que têm ancorado na marina. Isto para não falar que com este montante é impossível ir a Nova Iorque, Paris ou Milão pelo menos uma vez por mês! 
Se querem saber a minha opinião, acho um absurdo esta Contribuição. Por este andar, estes senhores vão ser obrigados a recorrer à caridade dos reformados que recebem uma pensão de 200 euros para comer uma sopinha! 
Suspeito até que estes reformados ex milionários não terão outra escolha que não seja mendigar aos milhares de portugueses que estão a se esfolar a trabalhar neste momento e que quando chegar ao tempo de se reformar vão receber uma chapadinha nas costas em forma de cifrão, para lhes emprestar uns trocos para comprar os medicamentos na farmácia, dado que uma pensão de 14 mil euros claramente não chega para tudo.
Ao que chegamos meus amigos. Eu proponho que os desempregados e os dezenas de portugueses que recebem o o salário mínimo ajudem estes senhores, é o mínimo que podemos fazer! 

Usei para título deste post "Vergonha na cara precisa-se" e termino da mesma forma. É que não existe outra forma para abordar este assunto. É inconcebível passar-se de uma pensão de 70 mil para uma de 14 mil euros. Alguém me consegue explicar como se consegue viver só com aproximadamente 28 salários mínimos em vez dos 140 a que estão habituados?! escandaloso...



domingo, 3 de março de 2013

Grãos de areia


E cada vez me convenço mais que somos meros grãos de areia. Erguemos castelos com cada partícula do nosso ser e quando menos esperamos estes são varridos pela fúria das ondas. Num segundo e não resta nada do que antes existia.
Aí tudo volta à estaca 0, regressamos à nossa forma original. Apenas pequenos e indefesos grãos de areia, nas mãos de um gigante caprichoso contra o qual nada podemos. 
É assim que eu me sinto por vezes perante as sovas da vida. Impotente. Esmagada. E por instante, por breves instantes, deixo-me vencer pelo cansaço da luta e desistir seduz-me com olhos demasiados tentadores. Mas aí lembro-me que eu não sou um grão de areia qualquer, tenho em mim a força de um ciclone. E se a vida quer luta, ela tem é mais que se preparar para a batalha, porque eu morro a tentar mas não desisto de lutar! 
Não é teimosia que me move e também não é auto preservação, é Amor. Verdadeiro. Incondicional. E indestrutível. A vida pode continuar a tentar abalar ou destruir o que eu e os meus construímos, porque assim que a tempestade passar, nós vamos reconstrui-lo novamente.
Porque podemos até ser impotentes perante a volúpia da vida e ela até pode conseguir nos derrubar, mas enquanto a união for o que nos ergue e o amor o que nos move, cá estamos para a afrontar. 

É tão simples quanto isto. Juntos sempre**

sexta-feira, 1 de março de 2013

A Pequena Dorrit



Olá amigos,

dado que fui preguiçosa e o mês passado não teve sugestão literária, tinha prometido que este para compensar a minha falha teria duas, e aqui está ela.
Andava doidinha atrás deste livro à imenso tempo. Este é daqueles que é mais difícil de encontrar que uma agulha num palheiro. Por dois motivos, primeiro é dos menos conhecidos de Charles Dickens. E segundo porque o original tem umas simpáticas 900 e muitas páginas, porém, o que ainda se vai encontrando a circular por alfarrabistas são edições manhosas que nem se pode considerar uma tradução, mas uma adaptação. Para terem noção o que consegui arranjar não chegas às 200... e foi no Olx!!! 
Acreditem que varri todos os alfarrabistas que conheço cá no Porto e nem um exemplar para alegrar os meus olhos. Em livrarias "normais" nem vale a pena, este livro foi muito pouco publicado por terras de Camões, sendo que a edição que tenho data de 1987 e é uma versão juvenil do Circulo de Leitores. 
De qualquer forma, apesar de ainda não ter desistido de encontrar esta obra com uma tradução efectiva, gostei imenso deste livrinho. 
A história tem tanto de encantadora quanto de emocionalmente dura. Este dualismo é um registo da escrita de Dickens. Pelos menos um registo presente nos dois que dele já li, Oliver Twist e Grandes Esperanças. 
Apesar de ter sido escrito entre 1855 e 1857 a sua temática não podia ser mais actual já que versa sobre uma enorme crise financeira. E tem como figura principal a pequena Dorrit, filha de um presidiário que está encarcerado na prisão de devedores à mais de 20 anos.
Tal como nos outros dois livros que li de Dickens, este não escapa à implacável critica social do escritor sobre a sociedade londrina da época. 

Por saber o quanto é difícil para encontrar este livro, podem conhecer a sua história de outra forma. A BBC adaptou a mesma numa séria! E o melhor, é que podem ver todos os episódios directamente do Youtube. 
Confesso que gostei mesmo mesmo muito!!! E se nutrem a mesma paixão que eu pelo filme Orgulho e Preconceito, vocês também vão gostar. Isto porque, o actor principal deste série é justamente aquele homem lindo lindo lindo, que responde pelo nome de Mathew McFadyen. Mas que para mim vai ser sempre o eterno "Mr. Darcy".

Deixo-vos o trailer:



Até breve**