terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Monte dos Vendavais



Olá amigos,

Este é a minha sugestão literária para o mês de Dezembro! Um verdadeiro clássico, que merece ser sem dúvida alguma considerado uma obra-prima da literatura! 

"Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura."

Trata-se de uma tragédia romântica, em que a escritora explora com um realismo palpável o ódio, a vingança e o rancor vincado no carácter de algumas personagens. 
Contrabalançando sempre esta parte negativa com detalhes doces e inocentes dessas mesmas personagens. Ou seja, Emily nas suas personagens  explora o anjo e o demónio que vivem em constante conflito um com o outro. E que queiramos quer não, estes dois pesos, o bem e o mal, estão presentes em todos nós.
É um romance sem heroís mas também sem vilões absolutos. 
Apesar de ser e bem considerado um clássico é uma leitura relativamente rápida, acessível e nada cansativa. Ao contrário de outras obras deste género e da época em que foi escrito, este não tem como característica ser excessivamente descritivo.
Espero que gostem, vale mesmo muito a pena lê-lo!
E já que estamos no Natal, esta obra é um excelente presente! 

Até breve**