Olá amigos,
hoje gostava de falar-vos de um projecto que se realizou à uns dias atrás e que eu acho merecedor de destaque neste cantinho. Um projecto que tem tudo a ver com a mensagem deste blogue: a importância de se cultivar o sonho no nosso dia-a-dia.
Sim, porque nos dias que correm, é cada vez mais difícil manter a capacidade de sonhar. Mas mais complicado que isso, é atrever-se a retira-lo da imaginação e trabalhar para que se torne real. Talvez porque efectivar os nossos sonhos, dá uma trabalheira imensa!
Mas vamos realmente ao que interessa. No passado dia 16 de Junho decorreu o I Torneio Nacional de Sub13 na freguesia de Bairro, no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Um torneio que começou a ser idealizado fazer-se nessa pequena localidade do norte do País, porque, por motivos económicos este ano tinha sido decidido não se organizar o dito torneio. Torneio esse, que se costuma realizar nas zonas circundantes da freguesia de Bairro.
A ideia colocou a bola em campo e um grupo de atrevidos decidiu fazê-la rolar, e lançar-se aos lobos.... e ao trabalho!
Claro que num projecto destes, as barreiras são imensas. E existe uma tendência muito feia de se tentar asfixiar as boa ideias, quer seja por medo, inveja ou por qualquer outro motivo que foge ao meu entendimento. De certeza que estes atrevidos fartaram-se de ouvir que isto nunca seria possível.
Realizar um torneio nacional num pequena localidade uiiiii impensável! E o dinheiro? estamos em crise e a crise infelizmente justifica muita coisa!
Pela minha experiência, o factor económico acaba sendo um problema controlável. O mesmo não se passa com a letargia de mãos para o trabalho e com a resignação sonolenta que ataca muitas mentes! De qualquer forma, estes corajosos não se deixaram intimidar, afinal, o sonho comanda a vida e este torneio para crianças não só realizou-se como correu muitíssimo bem!
Depois de semanas de árduo trabalho, 250 crianças de vários pontos do País, puderam competir entre si num torneio, que se não fosse por esta ideia destes atrevidos nunca tinha acontecido. Em vez disso, teria sido explicado aos meninos que por motivo económicos... este ano não havia torneio para ninguém!
O motivo pelo qual me tocou tanto isto, não foi ter sido realizado mais um entre tantos torneios que se realizam, mas a lição subjacente que este em particular trouxe.
Uma lição quer para quem a única parte do corpo que mexeu foi a língua para desmotivar estes rapazes. Quer para quem considerava que de facto seria extremamente difícil um projecto desta envergadura numa pequena freguesia, mas que mesmo assim ajudaram a tornar esta "loucura" possível.
Quer para todos os que estiveram envolvidos no mesmo, a trabalhar em prol deste sonho. Mas mais importante que tudo, uma lição para estas dezenas de crianças, que talvez agora não se dêem conta desta mensagem, mas que acredito realmente que ela vai ficar gravada algures nos seus inconscientes. E quando for necessário eles vão lembrar que só não conseguem fazer aquilo que não querem!
Termino este post com as palavras de um dos organizadores deste torneio:
"Só somos pequenos se permitirmos que nos vejam como pequenos; A humildade não limita a ambição, antes serve-lhe de suporte."
Estas mensagens são definitivamente algo que temos obrigação de incutir aos nossos pequenos serzinhos.
Até breve**