Olá amigos,
tal como já suspeitam, este é o livro do mês de Novembro. E que grande livro! Por algum motivo é considerado um clássico incontornável da literatura mundial e agora entendo porquê.
Escrito pelo americano Scott Fitzgerald, esta obra é considerada por muitos como "o único romance perfeito".
O Grande Gatsby é o primeiro que leio deste escritor e tenho a certeza que não será o último! De um mestria inquestionável para escrever histórias, usa no seu discurso uma ironia subtil que é deliciosa. Romântico, sentimental, de uma beleza melancólica, triste.
É uma parábola critica ao sonho americano, aos anos loucos da década de 1920 nos Estados Unidos, que viviam um nível de vida sem precedentes de prosperidade e crescimento económico. Foca ainda o crime organizado que teve origem com a comercialização de álcool clandestino, provocado pela proibição imposta pela "Lei Seca" e que gerou um grande número de contrabandistas e mafiosos que se tornaram milionários.
É notório que Fitzgerald aprecia o glamour daquela época, contudo não se conforma com o materialismo desmesurado que se vivia, com a falta de moral e de valores que provocavam a decadência de muitos membros da sociedade americana aos seus olhos. Quanto a estes, Scott fez o favor de os caracterizar (através dos seus nomes) de uma forma muito peculiar, que não deixa margem para dúvidas quanto à sua opinião sobre estas pessoas... tal como, os Leeches ( sanguessugas), os Hornbeams (bétulas) Edgar Beaver (castor)...ect.
Adorei! É um excelente, excelente livro, que está neste momento no top 10 dos meus livros favoritos.
Espero que gostem! E se estão à procura de um bom presente para oferecer agora no Natal, este é uma escolha segura com garantia de satisfação para quem o receber!
Até breve**