domingo, 19 de setembro de 2010

Sr. Bastonário da Ordem dos Advogados


Olá amigos, 

Para quem realmente me conhece, sabe que desde que me conheço por gente, sempre que me perguntavam o que queria ser quando fosse grande, a minha resposta era imediata e sempre a mesma: - quero ser advogada! (Imaginem o espanto das pessoas a ouvir cinco tostões de gente a dizer isto...)
Não sei como surgiu o desejo de seguir advocacia, é que nem existe ninguém na família que esteja ligado a esta área! Apenas sei que isto não era um devaneio de uma criança mas uma certeza em mim. Mesmo contra a opinião de algumas pessoas, que ainda hoje não consideram digna a profissão de advogado, a minha folha de candidatura para a faculdade continha somente uma opção preenchida. Direito. Depois de terminar a faculdade, a Ordem dos Advogados não era uma mera opção de saída profissional era um pequeno passo para finalmente ser o que sempre ambicionei. Esta breve introdução pessoal foi para vós dizer que os meus anos de faculdade alteraram o meu conceito (inocente) de justiça, mas nunca como o fez a OA. Confesso-vos que depois de ouvir o nosso querido bastonário proferir estas declarações:          "Não estou preocupado com os jovens que estão à espera de entrar na profissão, mas os que já entraram e estão desesperados" e remata confirmando que este ano, não vão abrir cursos de estágio organizados pela Ordem dos Advogados!!! A verdade é que ocorreu-me brevemente uma série de pensamentos muito maus pela cabeça e coloquei pela primeira vez em causa a vontade em alcance os meus objectivos.
Muito obrigada senhor bastonário! É que se não está preocupado com os que ainda não entraram, existe muitos outros que já entraram e que estão simplesmente a espera que sua excelência se digne a autorizar as distritais a abrir novo curso para que estes que já entraram mas que estão presos na fase inicial à espera de a repetir, possam decidir as suas vidinhas!
Em meu nome, e em nome de todos os estagiários deste País... queria dizer-lhe, que jamais o esqueceremos! E que a justiça tarda, mas não falha! (nem que seja a do Olimpo...)
De qualquer forma, mesmo depois disto e apesar do balde de água fria, não vou desistir do meu sonho. É esta a minha vocação. E não vai ser um bastonário que me vai fazer mudar de ideias. 


Até breve*