domingo, 17 de outubro de 2010

Generosidade


Olá amigos,

hoje escrevo-vos uma cartinha que gira em torno de um sentimento... a generosidade!  Carta essa , que tem como personagens principais um grupo de pessoas de nacionalidade brasileira. E que se desenvolve sobre o palco de um dos meus cafés de eleição aqui no Porto.
Confusos? Passo a explicar:
Este café fica situada a pouco passos da minha casa, e é um café igual a tantos outros que se encontram em cada esquina, de qualquer cidade. A única particularidade deste espaço, é que desde os proprietários aos empregados, são todos sem excepção provenientes de terras de vera cruz!! Até a música ambiente que normalmente embala os clientes é bossa nova!
Pelo menos uma vez por dia vou até ao "Lux" saciar o meu maior vício... o café! Esta rotina faz com que os empregados já me tratem como parte integrante do estabelecimento. Estanham quando lá não vou e mal me sento, o meu café cheio está a chegar, mesmo sem o pedir! Este gesto é sempre acompanhado por um comprimento deste género: "Olá amor, tudo bem com você?" No inicio estranhava esta familiaridade de trato! Hoje, confesso-vos que estranho se não a ouço!
Onde é que entra a generosidade nesta história?
Ora, sempre que não me levanto à hora de já estar na paragem à espera do autocarro, é no "Lux" que tomo o primeiro café do dia. E pelo menos de todas as vezes que isto aconteceu, vejo entrar uma idosa, carregada com sacos e já curvada pelo peso de uma vida longa. 
Uma senhora que apesar do físico frágil e debilitado, conserva um olhar enérgico e a voz vivaça de uma garota na flor da idade! 
Esta seria uma idosa comum com quem cruzo o meu caminho todos os dias se não provocasse um aperto nas minha entranhas cada vez que a vejo. O motivo é simples, esta mulher, que faz-me lembrar a minha avó, faz do semáforo o seu local de trabalho. É frequente encontra-la no meio da estrada, por entre os carros a pedir esmola...alheia ao inconstante estado da meteorologia.
Voltando ao café, observo-a sentar-se, a trocar umas animadas palavras com o empregado, que traz-lhe de seguida um copo de leite fumegante e um pão com manteiga. 
vejo-a esmigalha  o pão aos pedacinhos e mergulhar no leite, devorando o pequeno-almoço, a uma velocidade que apenas a fome justifica. 
Este gesto volta a repetir-se à hora de almoço, sendo-lhe servido um prato de sopa , um pão e por vezes um sumo de acompanhamento. Ambas as refeições são pagas pelo coração puro de quem lhe serve!
E foi com admiração e algum espanto, que presenciei a uns dias atrás, que a generosidade desta gente não fica por aqui. 
Ao final do dia, o pão e os bolos que não foram consumidos, não são guardados para servir no dia seguinte aos primeiros clientes!!!! São embrulhados  e entregues a outro idoso, desta vez de sexo masculino, que tenho quase como certo, que faz da dura e fria calçada portuguesa a sua cama e das desertas ruas do Porto a sua casa. 
Este homem que tem à vontade mais de 70 anos, ao contraria da "avó" que descrevi a pouco, tem um olhar que reflecte a imagem de alguém que já perdeu a fé e a esperança na vida. 
Sempre que o vejo, tenho a impressão que este move-se comandado por um piloto automático... a que chamarei de sobrevivência. 
Tenho para mim, que à muito que este homem deixou de viver. 
Voltando novamente ao café, vejo-o chegar e esperar à porta sempre com os olhos colados no chão, o fecho do estabelecimento. Altura em que o empregado entrega-lhe o que penso ser (em muitos dias) o primeiro alimento que lhe chega ao estômago! 

Agora que os emigrantes estão na mira de certos governantes europeus... este grupo de "estrangeiros"  (que são tantas vezes discriminados pela sua nacionalidade), dão-me todos os dias uma lição de bondade e generosidade que deveria envergonhar muitos Portugueses!!! (Pelo menos a mim, fazem-me pesar a consciência cada um destes gestos, por lamentar, mas nada mais fazer que isso.)
É verdade que não conseguem mudar a realidade das pessoas que ajudam, mas ao menos trazem um pouco de alegria e conforto às suas vidas!

É bem mais do que eu faço! 

Até breve**