segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oliver Twist


Olá amigos,

Apesar do atraso, esta é a minha sugestão literária do mês de Setembro! Olive twist é um romance de Charles Dickens que relata a vida e as aventuras de um menino órfão. Oliver nasce numa época em que a Inglaterra via-se a braços com uma situação de grande precariedade económica provocada pela era revolução industrial.  
Época essa que ficou marcada por grandes desigualdades sociais e onde a marginalidade e delinquência eram uma forma de sobrevivência entre as classes mais baixas da sociedade londrina. 
É uma história chocante e emocionalmente. A escrita deste autor (pelo menos neste romance) desperta nos leitores um desprezo pela humanidade...que de humano tem apenas o aspecto de Homem... perante as injustiças a que este miúdo é sujeito. Mas quase quando estamos a perder toda a esperança no Homem, Dickens dá uma volta enorme à história, como se quisesse dar às personagens e aos leitores uma nova oportunidade. 
À semelhança do que aconteceu com o próprio, as personagens de Charles Dickens são normalmente crianças, com percursos difíceis e vítimas de injustiças sociais. Mas que apesar de um destino fatalista, acabam conseguindo vence-lo!
 Gostei particularmente da forma zombeteira e de escárnio como o escritor descreve as personagens que personificam uma elite hipócrita e indigna. Uma elite indiferente, que desdém perante as classes pobres e desprotegidas da sociedade. Dando-lhes um toque de caricatura que apesar do drama da situação, chega a ser muito engraçado. 

Gostei mesmo muito deste livro. Uma leitura por vezes massuda e cansativa, mas com um pouco de paciência vale mesmo a pena lê-lo. 
A mensagens transmitida pelo escritor tem tudo a ver com a essência deste blogue.  Dickens "pede" aos leitores para não deixarem de acreditar. Para se atreverem sempre a sonhar. Porque é possível mesmo perante momentos dramáticos e percursos de vida adversos, alterar um destino que parece predestinado ao infortúnio!!

Até breve**