quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Orgulho e Preconceito



Olá amigos,

É verdade!!!! Este é (finalmente) o livro do Mês de Novembro!
 Depois de imenso tempo a aguardar este momento, alguns percalços pelo caminho...e uma mistura demoníaca de azares, consigui finalmente ler esta obra esplêndida de Jane Austen!!! 
Parece incrível como o universo estava determinado a que esta leitura nunca acontecesse! Cheguei a pensar que tal conjuntura só podia ser castigo por ter perdido uma edição antiga deste romance... que para agravar o meu delito... tinha-me sido oferecida pelo meu grupo de amigos mais chegados... enfim, já fui perdoada, mas continuo a achar que merecia a fogueira!! 
Voltando à razão de ser deste post, é já longo e de conhecimento geral o meu delírio por amores épicos. Falo-vos de amores vividos por Inês de Castro e D. Pedro, Sandra e Vergilio Ferreira, Tristão e Isolda,  Fernando Pessoa e Ofélia, Abelardo e Eloisa, e vá... o mais conhecido de todos, Romeu e Julieta! 
O motivo da minha paixão por estas história é simples, já não se ama assim! Já ninguém morre de desamor, já não existe aquela veneração quase divina pela pessoa amada, a gentileza e cortesia no trato, o discurso cuidado onde as palavras eram escolhidas com minúcia e usadas como setas directas ao coração. No fundo, porque entristece-me já não se ame com desespero insano e profundidade eterna.  
As personagens de Mr. Darcy e Elizabeth Bennet criadas por Austen preenchem todos os requisitos. E com estes, nasce uma das melhores obras literárias que já me passou pelos olhos!
Este, foi o primeiro livro que li desta grande senhora. E tenho a dizer-vos que definitivamente não será o último! 
Foi com imenso agrado que deparei-me com uma escrita admirável e eloquente, mas simultâneamente clara e simples. 
Orgulho e Preconceito, é uma narrativa apaixonante, mas muito bem construída. Com uma visão extremamente irónica e sarcástica dos dogmas e preconceitos sociais que prevaleciam na sociedade rígida e mesquinha da Inglaterra do Século XVIII. Esta característica jocosa marcadamente presente na escrita de Jane é a cereja no topo do bolo!

Adorei! É sem dúvida um clássico incontornável da literatura mundial! 
Até breve**