quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher




Olá amigos,

Vou partilhar com vocês a minha opinião sobre o dia 8 de Março, que ficou baptizado internacionalmente de Dia da Mulher. Começo com um excerto brilhante de uma das minhas escritoras de eleição, Inês Pedrosa, em "Fazes-me Falta":

"...Imagina, já condecoraram gatas e cadelas, ratazanas e galinhas, é uma honra que não me metam neste saco. Ainda por cima, as condecorações do mulherio fazem-no em separado, no tão conveniente Dia mundial da Fêmea, para não perturbar a seriedade das homenagens másculas do Dia da Nação."

Sou mulher e adoro sê-lo! Mas acho este dia um perfeito insulto para todas as mulheres deste mundo.
Querem-me explicar a razão de ser deste dia?! Ou melhor, alguém me explica o porquê de em pleno século XXI este dia ainda fazer sentido?!
Olha que bem ter um dia que nos discrimina!! Mas vamos convir que é um dia muito útil para relembrar à sociedade o número de mulheres sujeitas a violência doméstica, fazer a contagem de quantas já morram às mãos dos carrascos dos maridos ou namorado e relembrar os abusos que continuam a ser perpetuados contra as criaturas que nasceram "fêmeas", quer socialmente quer a nível laboral!!
Iupiiiiiiiiiiii!! Vamos todos festejar a isto!! Que vos parece? É que para mim, este é o significado do Dia da Mulher!!
Lamento se isto vai chocar alguém, mas as mulheres NÃO são iguais aos homens. Por algum motivo uns nascem mulher e uns homens! 
Somos diferentes isso sim, temos capacidades e físicos diferentes. Quanto à mentalidade melhor nem falar... E ainda bem que assim é! Completamos-nos!
Não somos iguais mas isto não significa, que tenha deve haver tratamento desigual por existir esta diferença!! 
Somos mulheres e eles homens mas não somos todos Seres Humanos?! 
É isto que defendo e é por isto que luto!
Não para ter um dia em que homenageia as mulheres que continuam a ser vítimas dos homens, de uma sociedade maxista que as maltrata, diferencia e menospreza.
Mas por um Mundo onde não sejamos tratados diferentemente consoante o rotulo que utilizamos! Onde a mulher seja livre e tratada com os mesmos direitos e deveres que os homens. E em especial, por um mundo onde as mulheres não sejam sacos de pancada, reprimidas e violentadas por aqueles que as deviam proteger. 
A minha fúria contra este dia, não é por achar que ele não devia existir, mas por não entender como é que é possível que ele ainda seja necessário!
Este é para mim um dia triste. 

Até Breve**