sexta-feira, 2 de março de 2012

O Bullying e Eu

Quando vi estas imagens inquietei-me um pouco... confesso. Uma resposta a um ataque com tanta violência, não pode deixar ninguém indiferente. 

Mas depois vi a explicação que justifica toda esta agressividade neste segundo vídeo. ADOREI!!!! (sim adorei!) 
Isto não foi um acto aleatório na vida deste garoto. Nem  um desentendimento entre colegas. Isto é o dia-a-dia dele. 
Quando o entrevistador pergunta: "O que é um dia bom para ti?" A resposta do miúdo doeu-me. 
Desde sempre foi sujeito a abusos. Naquele dia ele teve coragem e defendeu-se! 
Como todos os cobardes que são os (mini)agressores, perante o ataque directo ele encolheu-se. Foi bonito de se ver! Assumo que gostei! 

Este assunto toca-me particularmente. Não se falava em bullying na minha altura. Mas que havia havia. Se fui sujeita? sim, bastante. Não é fácil ser-se diferente. E é mesmo muito difícil crescer-se sendo diferente. 
Se vi outros amigos passarem pelo mesmo? sim, vi! Nunca foram agressões físicas. Eram talvez piores. Psicológicas. 
Daquelas que marcam fundo, não o corpo mas a nossa essência. Daquelas que guardamos como lembrança recalcada no nosso inconsciente. Daquelas que só a muito custo conseguirmos ultrapassar.
Hoje posso dizer que vivo em paz com o que se passou na minha adolescência. Não esqueci. Mas já não vivo presa ao passado, nem ao ressentimento (pelo menos 90% do tempo...nem sempre é fácil conviver com os nossos fantasmas).
Mas estes vídeos lembraram-me que ao contrario deste miúdo eu tive a sorte por ter sido educada para ser uma vencedora. Lutar foi desde cedo algo que me ensinaram. E sobreviver foi durante anos o meu modus operandi. Isso teve consequências na minha personalidade (ninguém sai da guerra sem umas quantas cicatrizes). 
Mas fez-me também uma mulher forte e corajosa. Não entrego facilmente os pontos sem dar uma boa luta. E posso cair hoje. Mas amanhã já estou de pé!
Isto aliado a sempre ter tido um grupo de amigos leal, que funcionaram tantas vezes como a minha tábua de salvação foi incrivelmente importante (Nem sei até que ponto já me tinha dado conta disto antes de ver estes vídeos).

Só para terminar este post tenho de vos contar um episódio que se passou nestes dias menos bons da minha adolescência. 
Alguns devem lembrar-se porque presenciaram a este momento único de bom espectáculo.  
Estava salvo erro no 9º ano. E tinha um colega que era uma praga!!! (Até hoje provoca-me azia só de o ver...). 
Basicamente fazia da minha vida inferno. E eu ripostava com palavrinhas não menos doces. Mas um dia, não faço ideia do quê que ele me disse, lembro que estávamos a sair de uma aula de Físico-Química com o Hitler (era como chamávamos ao professor) e eu passei-me. LITERALMENTE. 
Foi a primeira e única vez que bati em alguém! (Pancadaria com irmã não conta!) Dei-lhe um bofetada que lhe saltaram os óculos da cara. Sim!!!! eu!!!!! é verdade, podem acreditar!! E foi lindooooooooooooooooo!!! 
A criatura ainda teve o descaramento de me mandar busca-los com cara de mauzão. Ahahahhahah era boa essa! Alguma vez  eu ia me rebaixar a isso!? Já não sei que lhe disse. Nem sei se foi ele que foi buscar os óculos ao chão. Mas eu não fui de certezinha! 
Ficamos os dois de castigo. Mas foi único que me soube a mel cumprir!!  
Orgulho-me disto até hoje!! Pena não terem gravado... =P 

Até breve**