quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fernando Pessoa, Plural como o Universo


Olá amigos, este é a minha sugestão literária para o mês de de Junho. Fernando Pessoa, Plural como o Universo foi o título da exposição que a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou no final do mês de Abril em Lisboa e que posteriormente foi transformado em livro. 
Confesso que de todos os presentes de aniversário que recebi este ano, e não desfazendo os outros, este aqueceu-me o coração de forma muito especial. 
Primeiro porque foi-me oferecido por uma amiga com quem partilho muito mais do que uma amizade, mas a mesma paixão pelos livros, a mesma admiração pela poesia de Florbela Espanca e pelo mundo complexo e intemporal de Fernando Pessoa. Alguém que me consegue ler tão bem a ponto de conhecer aqueles pequenos detalhes que escapam à maioria.
E segundo porque a escolha deste livro é ideal para uma pessoa que tem uma admiração imensa pela escrita deste senhor, mas que conhece muito pouco do mesmo... como é o meu caso.
Qualificaria esta obra como um resumo quer da obra, quer da vida de Pessoa. Organizado de uma forma lógica e simples consegue introduzir o leitor no mundo plural das múltiplas personalidades criadas por aquele que nunca conseguiu responder à pergunta: "Quem sou eu, afinal?"
Inclui a sua biografia, a explicação da criação dos heterónimos, poemas, textos, fotografias, documentos, (muitos deles inéditos) convidando quem navega por estas páginas a ler, ver e sentir a obra do autor e dos seus heterónimos.
É de longe dos livros mais interessantes que me passou pelas mãos. Aconselho para todos os amantes de Fernando Pessoa, mas especialmente para os admiradores curiosos que têm o desejo de conhecer melhor este "indisciplinador de almas".

Espero que gostem! 
Até breve**