domingo, 2 de setembro de 2012

Martim Eden

Olá amigos!!! 

Dado que o mês de Agosto não teve da minha parte sugestão literária, Setembro vai ter dupla sugestão! 
Ainda que tenha dividido o meu tempo de lagartixa ao sol com o "Fantasma da Ópera" e as minhas noite de diversão com "A Letra Escarlate", optei por falar-vos de "Martin Eden" de Jack London.
É já bem longa a minha paixão pela escrita deste grande escritor Americano. Com este livro, é a 5º obra que leio dele! E não é que me conseguiu surpreender completamente?! Talvez porque, de todos os que li, este é o primeiro que identifico como um romance. 
Para quem conheceu a escrita de London com o "Apelo da Selva, ou "Presas Brancas" ou o "Lobo do Mar", "Martin Eden" parece escrito por uma pessoa totalmente diferente! 
Nunca pensei que este senhor fosse do género de escrever algo assim:  

"... comparou-a com uma flor cor de ouro desmaiado, com uma haste delicada. Não, era um espírito, uma divindade, uma deusa; Uma beleza tão sublime não seria deste mundo!" ou " ... ao contemplar Ruth, sabia-se capaz de morrer de alegria por um só beijo dela. Sentia-se amante louco de amor e nenhum título de nobreza lhe poderia dar mais orgulho. Por fim conhecia o sentido da vida e a razão da existência!"

Escrito durante uma viagem à volta do mundo, este livro é considerado o romance mais autobiográfico de London. Descreve a sua luta por se cultivar, o peso da fama literária que alcançou na juventude e a desilusão com o sucesso na maturidade. O ataque à burguesia e aos valores do individualismo são temas também fortemente discutidos nesta obra.
O final mórbido e sombrio, surpreendeu-me, pese embora, era previsível este desfecho tendo em consideração a evolução da narrativa. 

Se querem um bom livro, este é uma excelente escolha!
Espero que gostem,

Até breve**