quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Desafio Literário 2013

Olá amigos,

fui desafiada pela R. "dona" deste blogue muito simpático que sigo com regularidade, para um desafio literário.
A ideia, é partilhar pelo menos dois títulos de livros que lemos em 2012, e que gostamos. Ora, se eu tivesse de escolher apenas dois, de todos os que me passaram pelos olhos no ano passado, o primeiro que me vem à cabeça é:

- Martin Eden de Jack London, pela história fabulosa, por ser um registo diferente de tudo o resto que tinha lido deste escritor e por ser dos melhores que já li até hoje.

Quanto ao segundo, a escolha foi mais difícil, porém, entre Mistério de Lisboa de Camilo Castelo Branco,  A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria e o O Grande Gatsby de Scott Fitzgerald, a minha escolha recai neste último. 

- O Grande Gatsby de Scott Fitzgerald, encheu-me completamente as medidas. Além da história ser magistralmente contada, as personagens são ricas, densas e bem construídas. A caracterização "cartonizadas" das mesmas é deliciosa. O uso da ironia e do sarcasmo quando descreve o sonho americano, e em particular os anos loucos da década de 20 nos Estados Unidos é brilhante. Apesar do humor refinado que este escritor usa, para satirizar esta época e os personagens, este é um romance duro, de uma beleza melancólica e triste. É precisamente este contraste que faz deste livro um dos meus preferidos de sempre.

A segunda parte do desafio é referir pelo menos dois livros que quero ler neste ano de 2013. Tendo em conta a minha lista de espera enorme, curiosamente quero muito ler dois que ainda não tenho. 
O novo romance de Inês Pedrosa, Dentro de ti ver o mar que pedi ao barbinhas do Natal e ele não me satisfez o pedido. E A Pequena Dorrit de Charles Dickens que não encontro em alfarrabista nenhum neste Porto e que está-me a tirar o juízo!

Pronto, desafio comprido! 

Até breve**