domingo, 27 de janeiro de 2013

Fada do Lar IV


Olá amigos!

Ontem cá por casa o dia foi dedicado à fada do lar que esporadicamente toma conta do meu corpo e que durante umas horas transforma-me numa dona de casa exemplar! Apesar de assumidamente não ter uma relação prazerosa com os tachos e afins, isso muda quando tenho amigos para jantar cá em casa. Claro que o prazer de cozinhar altera consoante o "tipo" de grupo. Felizmente o meu, é daqueles que vale a pena perder tempo a transformar uma refeição em algo especial, pelo simples motivo que estes são apaixonados por comida. E isso faz toda a diferença!
A ementa foi, queijo Camembert Président gratinado no forno com azeite e ervas aromáticas, e servido com torrinhas de pão, da autoria da C., língua de vaca estufada, que pese embora, tivesse sido para mim uma estreia, estava deliciosa (isto modestamente falando claro!). E para acompanhamento, arroz branco (vaporizado porque com este não à margem para erro, e se tiver de ficar um tempo à espera de ser servido, fica sempre soltinho) e salada de alface. Nada de muito complicado e tudo de fácil execução, tal como eu gosto.
Todavia a jóia da coroa neste jantar foi a sobremesa, que é uma verdadeira paixão para mim! Desta vez optei por fazer quadradinhos de caramelo e chocolate. Se é verdade que é um risco enorme servir algo que anteriormente não tenhamos experimentado, este grupinho especial de amigos são as minhas cobaias. E até agora, a coisa tem sido satisfatória para ambas as partes. 
Porém, tu sabes que uma sobremesa é um verdadeiro sucesso quando os teus convidados rogam-te para que a tires da mesa porque não lhe conseguem resistir. A este ponto, já não é a fome que fala, mas o peso da consciência que balança entre o pecado da gula e as facadinhas na dieta! 

Aqui têm o resultado: 

 

Dá um bocadinho de trabalho, mas eu acredito que tudo o que vale a pena requer algum esforço. E quando este conduz a um resultado como o que este teve, o tempo e trabalho dispensado é mais do que recompensado pela satisfação que proporciona! 
E como sou uma pessoa generosa, se vocês quiserem brilhar num dos vossos jantarinhos, basta pedirem que eu dou-vos a receita. 
Acreditem no que vos digo, esta é daquelas que atira um santo para o inferno por cometer o pecado capital da gula!

Até breve**