quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Desafio aceite


Olá amigos,

uma das pessoas lindas que me segue pediu-me para responder a isto e eu achei a ideia gira! É suposto (pelo que entendi) todos os dias, num total de 30, ou seja um mês responder a uma destas perguntas e ir postando. Porém, este exercício diário por muita vontade que tenha é impossivel para mim, por isso vai ser tudo respondido num só post! 

Vamos lá então:

1- Melhor livro que já li: responder a isto com um livro é uma missão muito ingrata. Não consigo escolher apenas um. Mas sempre que me perguntam isto, o primeiro que me vem à cabeça é "Fazes-me falta" de Inês Pedrosa;

2-  Um livro que tenha lido mais do que 3 vezes: "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry;

3- A minha série favorita: A saga Millennium de Stieg Larsson;

4- O meu livro favorito desta série: O primeiro, "Os homens que odeiam as mulheres";

5- Um livro que deixou-me feliz: "Oliver Twist" de Charles Dickens;

6- Um livro que deixo-me triste: "Mistérios de Lisboa" de Camilo Castelo Branco;

7- Um livro que me fez rir: "As aventuras de Tom Sawyer" de Mark Twain;

8-  Livro que me criou mais expectativa: "As Intermitências da Morte" de José Saramago;

9- Um livro que eu achei que ia gostar e acabei adorando: "O amor nos tempos de Cólera" de Gabriel García Marquéz;

10- Um livro que me lembra de casa: A série de livros "Os Cinco" de Enid Blyton, foi dos primeiros livros que os meus pais me ofereceram. Estes trazem-me sempre muitas recordações bonitas;

11- Um livro que eu tenha detestado: "O cemitério de Praga" de Umberto Eco;

12- Um livro que tenha adorado e detestado ao mesmo tempo: "Anna Karénina" de Lev Tolstoi;

13- O meu escritor favorito: Impossível responder a isto, não tenho um, tenho vários, Inês Pedrosa, Florbela Espanca, José Saramago, Alexandre Dumas, Vergílio Ferreira, Urbano Tavares Rodrigues...

14- Um livro que virou filme e ficou à quem da grandeza da história: "O crime do padre Amaro de Eça de Queiroz;

15- Personagem masculina favorita: Edmond Dantes, do livro "O conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas;

16- Personagem feminina favorita: Elizabeth Bennet do livro "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen;

17- Citação favorita do meu livro favorito:  Existem duas citações de dois livros que não estão no top de favoritos, mas que me marcaram profundamente. "A felicidade só é real quando partilhada" do livro"O lado selvagem" de Jon Krakauer e "É preciso aprender a morrer para aprender a viver" do livro "As terças com Morrie" de Mitch Albom;

18- Um livro que me desiludiu: "O delfim" de José Cardoso Pires;

19- Um livro que gostei e que virou filme: "O grande Gatsby" de Scott Fitzgerald;

20- Romance de eleição: Tenho dois, "A dama das camélias" de Alexandre Dumas (filho) e "Cartas a Sandra" de Vergílio Ferreira;

21- O primeiro romance que me lembro de ter lido: "As palavras que nunca te direi" de Nicholas Sparks;

22- Um livro que me fez chorar: houve só em que isto aconteceu, "As terças com Morrie";

23- Livro que quero ler à muito tempo mas que ainda não o consegui fazer: "A rapariga que roubava livros" de Markus Zusak;

24- Um livro que eu gostava que mais pessoas lessem: Não um, mas três: "Fazes-me falta" de Inês Pedrosa, "As terças com Morrie" e o "Principezinho";

25- Uma personagem com quem me identifiquei: Chistopher McCandless, mas este jovem não é uma personagem de ficção mas alguém real que Jon Krakauer decidiu escrever sobre no livro "O lado Selvagem" e com quem identifiquei-me imenso;

26- Um livro que mudou a minha opinião sobre qualquer coisa: "Ensaio sobre a lucidez" de José Saramago;

27- Reviravolta ou final mais surpreendente de um livro: Aqui eu tenho de escolher dois, o primeiro livro da saga Millennium, "Os homens que odeiam as mulheres" e "A sombra do vento" de Carlos Ruiz Zafón, ambos com reviravoltas que não lembrava ao diabo. Quanto a finais que me surpreenderam, bom que me consiga lembrar, "Grandes Esperanças" de Charles Dickens e "Intermitências da morte" de Saramago.

28- Titulo favorito de um livro: "Cafuné" de Mário Zambujal! Adorei!!! Comprei o livro principalmente pelo título e não me arrependi!!

29- Um livro que toda a gente odiou e eu não: Não faço ideia. É mais comum acontecer o contrário. 

30- O meu livro favorito de sempre: novamente... tenho vários, impossível escolher um. Se calhar aquele que ainda não li!

Irra que isto deu-me mais trabalho que sei lá o quê... mas está feito! 

Até breve**