domingo, 6 de julho de 2014

Campanha Degrau a Degrau


Olá amigos,

hoje trago-vos um projecto pelo qual me apaixonei assim que ouvi falar dele, por isso peço que leiam este post com muito carinho. A campanha Degrau a Degrau foi lançada pelo actor António Capelo, que é neste momento o director da Academia Contemporânea do Espectáculo. 
Esta companhia é detentora de um espaço que pertence à Câmara Municipal do Porto, o Palácio do Conde do Bolhão. À 13 anos que a equipa da ACE luta por este projecto que ao longo dos anos tem vindo a sofrer obras de qualificação e requalificação. 
À 13 anos que travam esta batalha para conseguir transformar este monumento histórico belíssimo que foi deixado ao abandono, em plena baixa do Porto, junto ao Mercado do Bolhão, numa casa de teatro e das artes. 
Apesar do muito que já foi feito, restaurar em detalhe todos os interiores deste magnifico Palácio, não tem sido fácil e dada a complexidade dos trabalhos de restauro e como é claro, os praticamente inexistentes apoios internacionais mas especialmente nacionais, a ACE, não têm possibilidade para concluir este projecto sem ajudas. 
O que têm tentado fazer é encontrar mecenato que possa trabalhar com esta companhia no restauro das salas do Palácio. Porém, para a escadaria principal, que dá acesso aos diferentes pisos do edifício não foi possível encontrar ninguém interessado em se associar à ACE para a recuperar.
A reabilitação desta escadaria monumental, de 67 degraus e o espaço envolvente está orçamentada em 35 mil euros. Nesse sentido foi lançada esta campanha para angariar donativos para este fim, e pode-se contribuir a partir de um euro, sim um simples euro, que hoje em dia nem dá para dois cafés, até ao limite que cada um puder.

Como recompensa para quem ajudar, independentemente do valor doado, o nome da pessoa em questão estará presente em determinado local neste palácio. 
Esta é uma forma de agradecimento por parte da ACE, mas é também um meio de incluir a população neste sonho de um grupo/escola de teatro.

Todavia, para mim é um pouco mais do que isso. Um dos motivos pelo qual a Invicta roubou sem vergonha nenhuma o meu coração foi precisamente por estes edifícios antigos, que respiram uma época de glamour e classe. Eles são parte viva na história do Porto e preservá-los é manter essa herança sempre pronta para ser partilhada. Entender o nosso passado é entender o nosso presente e o rumo que queremos dar ao futuro. 
A antiguidade destes edifícios que para muitos faz com que o Porto pareça sombrio, velho, meio abandonado, para mim estes fazem parte da identidade não apenas dos portuenses mas de todos os portugueses! Pode-se discutir onde é que D. Afonso Henriques nasceu, Guimarães será sempre onde Portugal começou a ser desenhado, mas meus amigos, o nome deste nosso mui nobre país veio desta terra maravilhosa! Portucale, hoje mais conhecida mesmo como Porto, e isso é indiscutível e inalterável!

Por isso ajudar este projecto é apoiar as artes e a difusão da cultura mas é também devolver à cidade e ao País um pouco de nós, porque um país é feito de história e a historia é feita de gente! 

Preservar estes "monstros" arquitectónicos é manter intacta a nossa identidade! 

Vamos lá ajudar este projecto, eu já o fiz e mal posso esperar para ver este palácio aberto ao público e encontrar lá perdido entre tantos outros o meu nome. 

Neste Link podem aceder a toda a informação mais pormenorizadamente. Assim como o NIB para a transferência bancária. 

Espero que este sonho vos apaixone como fez comigo e contribuam na medida das vossas possibilidades. 

Até breve**