quarta-feira, 16 de junho de 2010

Alfarrabista " Chaminé da Mota"

Olá amigos,

Descobri a não muitos dias atrás uma livraria no Porto, que deixou-me como uma criança pequena no meio de uma loja de brinquedos!
Depois de um almoço com uma das minhas companhias de eleição, quando nos dirigirmos para o trabalho, deparamos-nos com esta belíssima pérola!

Um pouco desiludidas por se encontrar encerrada para hora de almoço, prometemos lá voltar no final do dia. E assim fizemos.
Por já ser um pouco tarde, entramos naquele "santuário" apenas para "matar" a curiosidade. Só 5 minutos, dissemos!
Estes 5 minutos tornaram-se à vontade em 30!!! E só a muito custo conseguimos arrastar os nossos corpos de lá para fora!
Já tinha entrado em muitos outros alfarrabistas, que felizmente ainda existem em grande número nesta Cidade, mas nenhum tão fantástico como este!
Pareceu-me que estava a entrar no "cemitério dos livros esquecidos" descrito na obra de Zafón. Milhares e Milhares de livros antigos. Livros velhos mas que respiravam vida e alma.

" A alma de quem os escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com eles. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte." 
Os alfarrabistas são um género de guardiões. Asseguram que os livros que se perderam no esquecimento e no tempo, vivem para sempre, esperando chegar às mãos de um novo leitor.  

Por meia hora deambulei por aquela livraria que cheirava a papel velho. Deixei que a minha mãos acaricia-se aquelas capas de couro e "avistei entre os títulos sumidos pelo tempo, palavras em línguas que reconhecia e dezenas de outras que era incapaz de catalogar." 
Fiquei enfeitiçada pela atmosfera daquele lugar mágico! 

 Fundada em 1981, a livraria Chaminé da Mota fica situada na Rua das Flores, nº28, no coração da bela Invicta, ou seja na zona antiga da cidade, perto do mercado Ferreira Borges. 

Até breve**