sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Sombra do Vento


Olá amigos,

Tenho para vós uma nova actualização literária!! 
Este foi o meu ultimo companheiro das horas vagas! Do escritor Carlos Zafón este livinho assusta qualquer pessoa que não tenha muita paciência para se dedicar à leitura, com as suas 400 paginas!!! Além de não ser propriamente "baratucho", dado que custa uns respeitosos 22 euros...mas vale a pena cada cêntimo! 
Pequei no livro com alguma desconfiança. Desconhecia o escritor e a sua escrita e não sou propriamente aficionada por livros de mistérios. Todavia, senti-me agarrada ao mesmo desde a primeira página até a última! É sem dúvida dos melhores que já me passou pelas mãos. 
Magistralmente bem escrito, dá-nos a conhecer uma história fantástica! Achei o enredo muito completo. A história tem de tudo, mistério, morte, perseguições, sexo, amizade, política e romance. 
É um livro algo cinzento que retrata bem a época histórica que Zafón quis dar a conhecer aos leitores. Passa-se sob o palco de Barcelona durante o pós-guerra civil. Altura em que as pessoas viviam em constante medo e com enorme desanimo em relação ao seu futuro e ao de Espanha.
De qualquer forma, é curioso como o escritor suaviza esta realidade com conversas de esperança e humor inteligente, marcadamente irónico,  nomeadamente através da personagem "Firmin"! 
O toque romântico e trágico das duas histórias de amor que apesar de espaçadas no tempo acabam interligando-se é a cereja em cima do bolo. 
Duas histórias que a partida nada tem a ver uma com a outra mas que em tudo são semelhantes,excepto o seu final!
Foi daqueles livros que não conseguia largar mesmo tendo mil e outras coisas para fazer! 

Muito, muito bom mesmo!

Até breve**