terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cartas a Sandra

Olá amigos,


Eu sei que ando atrasada em relação à minha sugestão mensal de leitura, mas esta tarefa de conseguir ler um livro por mês... é um pouco mais árdua do que estava a espera! 
De qualquer forma, " Cartas a Sandra" de Vergílio Ferreira foi a minha escolha para ocupar as horas vagas do mês de Outubro!
Dizer-vos que adorei é pouco, muito pouco para o descrever.
Escrito por um dos maiores e melhores prosadores de língua Portuguesa, este livro foi editado post mortem pela filha do escritor, que encontrou estas cartas amontoadas juntamente com outros manuscritos inacabados.
Este legado deixado por Vergílio Ferreira, é para mim, o mais especial de todos os que o escritor escreveu.
Como o próprio nome do livro indica, são uma compilação de cartas. Cartas de amor, que Paulo escreveu para a mulher, Sandra, depois da morte desta.
Este livro é considerado um epílogo ao romance " Para Sempre". Porém, neste é ainda mais evidente a catarse de um amor inesgotável. 
Um amor tão forte que as palavras não são capazes de o descrever e onde " a dimensão metafísica desempenha um papel apaziguador no desespero obsessivo de Paulo na evocação da memória de Sandra".
Existe um fatalismo romântico neste livro, que para mim, foi a cereja em cima do bolo! Não só foram escritas para uma pessoa que já tinha morrido, como a ultima carta publicada no livro, foi a única testemunha da morte o escritor! 
Vergilio Ferreira foi encontrado morto debruçado sob a mesa onde escrevia diariamente. Faleceu da forma como viveu, escrevendo. Sendo as ultimas palavras do escritor para a mulher. 
Muito bom mesmo! 

Até breve**