terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cartas de Florbela Espanca


Olá amigos,

Para o mês de Fevereiro, a minha sugestão de leitura para vocês é o livro Cartas de Florbela Espanca.
Este, de todos os livros que tenho, é  um dos que mais me orgulho em ter. 
Porque trata-se das cartas da minha poetisa preferida e porque a edição que tenho, é uma relíquia, ou seja, é uma 1.ª edição, datada de 1986, pelas Publicações Dom Quixote.
Esta recolha efectuada das cartas da poetisa já não é editada à uns valentes anos, motivo pelo qual só agora chegou às minhas mãos! E chegou, porque foi encontrado num alfarrabista, por duas pessoas que tenho dificuldade em qualificá-las apenas como amigos e que ofereceram-mo no dia de S. Valentim!!! 
O facto de ser este livro em particular, o único que não conseguia encontrar de Florbela Espanca em livraria nenhuma, encheu-me de felicidade mas ter-me sido oferecido por quem foi, colocou-o imediatamente no pedestal que reservo apenas para alguns raros livros!

Posto ter partilhado esta pequena vaidade com vocês, esta compilação de cartas é a cereja no topo do bolo para os apaixonadas por esta poetisa. 
Todavia, senti-me, tal como sinto sempre em relação a outras cartas ou diários que já tenha lido, a invadir a privacidade de quem as escreveu. 
Em causa está a correspondência privada, ou no caso dos Diários, os pensamentos mais profundos e secretos de um Ser Humano. 
O pudor que sinto, é porque estas obras são por regra, publicadas post mortem e dada a intimidade que estas revelam, considero que quem os escreve não é o escritor, mas apenas e só a alma por trás deste. 
De qualquer forma, que me perdoe a Florbela Espanca por este abuso, mas a verdade, é adorei penetrar na sua intimidade e conhecê-la como nenhum dos poemas, prosas ou contos tinha até agora conseguido! 

Este livro não é simplesmente brilhante, é essencial para quem quer conhecer esta grande mulher!