segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Vida Num Sopro


Olá amigos,

A minha sugestão de leitura para o Mês de Abril é A vida num sopro, de José Rodrigues dos Santos. 
Já o tinha à imenso tempo em lista de espera, mas sem nenhum motivo em particular ia sempre retardando a sua leitura. 
Depois de o ter lido, percebi o que um amigo de longa data queria dizer com "Romances Históricos." Até aqui, romances históricos para mim eram Os Maias, Amor de perdição, Viagens à minha terra, ou seja Clássicos. 
Mas depois de ler A vida num sopro entendi que apesar de este livro dificilmente vir a se tornar num clássico, é indiscutivelmente um romance histórico! 
Gostei bastante. Mais até do que estava à espera. 
É um relato muito fiel e factual da década de 30. Década essa, que foi uma das mais interessantes da nossa história. 
Neste livro, Rodrigues dos Santos transporta-nos para vivermos através das suas palavras, o único regime totalitário a que Portugal foi sujeito. Salazar tinha acabado de tomar o poder e foi-se tornando evidente a cada folha que passava, o que este pretendia para Portugal e para os portugueses.  
Apesar de muitíssimo bem escrito, com detalhes temperais que marcaram toda a diferença, é patente que estamos perante a escrita de um jornalista, factual e objectivo e não tanto perante um contador de histórias.
É o relato de um amor vivido em tempos em que era difícil amar-se, e onde a repressão proibia qualquer tipo de livre arbítrio. Contado de forma muito directa, sem o uso de floreados, numa escrita muito crua quase palpável. 
Gostei particularmente do final...infelizmente já não se fazem sacrifícios desses em prol do Amor... talvez já nem se ame assim!

Gostei imenso!