terça-feira, 17 de maio de 2011

Insustentável Leveza do Ser


Olá amigos,

Esta é a minha sugestão para o Mês de Maio!
A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera foi publicado em 1984 e é hoje considerado um clássico incontornável da literatura Internacional! 
A história passa-se em Praga e em Zurique, e narra os amores e desamores de quatro personagens que intrinsecamente se interligaram intimamente e emocionalmente. 
Historicamente enquadra-se numa época sombria, em que a Rússia invadiu a Checoslováquia e pelo clima de grande tensão politica que pairava em Praga. 

Gostei imenso! Mas não é um livro acessível a qualquer tipo de publico. 
Trata-se de um romance aparentemente comum, que relata a história de amor/dependência de Teresa e Tomás. 
Todavia Kundera não se limita a ser um contador de histórias, pelo contrário levanta questões filosóficas pertinentes e inquietantes. Tal como a problemática da leveza e do peso levantada por Parmênedes, a filosofia do Eterno Retorno de Nietzsche e a questão da compaixão, sob o aspecto filosófico do significado desta palavra nas línguas germanica e latina. 
É um livro pesado, denso e envolvente que pela sua genialidade é praticamente impossível espremer todo o sumo que este contem com apenas uma leitura. 

Um romance erótico, que chega a roçar o doentio. Filosoficamente pertinente e magistralmente escrito e conduzido por Kundera! Se tivesse que descrever esta obra seria por estas palavras. 

Não sei quando, mas tenho uma certeza, voltarei a reler este livro! 

Recomendo vivamente! 

Obrigada Catarina Lourenço por me teres indicado este livro. É sem dúvida especial.

Até breve**