Olá amigos,
Esta é a minha sugestão para o Mês de Maio!
A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera foi publicado em 1984 e é hoje considerado um clássico incontornável da literatura Internacional!
A história passa-se em Praga e em Zurique, e narra os amores e desamores de quatro personagens que intrinsecamente se interligaram intimamente e emocionalmente.
Historicamente enquadra-se numa época sombria, em que a Rússia invadiu a Checoslováquia e pelo clima de grande tensão politica que pairava em Praga.
Gostei imenso! Mas não é um livro acessível a qualquer tipo de publico.
Trata-se de um romance aparentemente comum, que relata a história de amor/dependência de Teresa e Tomás.
Todavia Kundera não se limita a ser um contador de histórias, pelo contrário levanta questões filosóficas pertinentes e inquietantes. Tal como a problemática da leveza e do peso levantada por Parmênedes, a filosofia do Eterno Retorno de Nietzsche e a questão da compaixão, sob o aspecto filosófico do significado desta palavra nas línguas germanica e latina.
É um livro pesado, denso e envolvente que pela sua genialidade é praticamente impossível espremer todo o sumo que este contem com apenas uma leitura.
Um romance erótico, que chega a roçar o doentio. Filosoficamente pertinente e magistralmente escrito e conduzido por Kundera! Se tivesse que descrever esta obra seria por estas palavras.
Não sei quando, mas tenho uma certeza, voltarei a reler este livro!
Recomendo vivamente!
Obrigada Catarina Lourenço por me teres indicado este livro. É sem dúvida especial.
Até breve**