segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

20 de Fevereiro

Olá amigos, 

O dia 20 de Fevereiro é uma data que nenhum madeirense alguma vez esquecerá. Faz hoje precisamente dois anos que um temporal (de proporções nunca vistas ou pelo menos recordas em Portugal) se abateu sobre a Madeira.
O enorme volume de precipitação que ocorreu num curto espaço de tempo, a orografia da ilha e os erros de planeamento urbanístico foram os principais responsáveis pelos 47 mortos confirmados, aproximadamente 600 desalojados e 250 feridos. 
Dois anos depois, ainda são visíveis os danos desta catástrofe. Especialmente em algumas zonas do centro do Funchal, mas essencialmente nas zonas altas e na Ribeira Brava. 
Lembro-me tão bem deste dia. Apesar de saber que a minha família estava toda bem, o desespero de não saber como estavam os meus amigos, a família destes, de não conseguir estabelecer contacto telefónico com ninguém durante horas, foi um tormento para a minha alma já por si ansiosa! 
Aquelas imagens de pura destruição marcaram-me. E marcaram-me de forma tão intensa porque foi na minha ilha. Porque atingiu particularmente de uma forma tão devastadora no meu Funchal.
Hoje passados 2 anos, só nos resta homenagear aquelas vidas que se perderam. Agradecer os milhares de heróis, bombeiro, polícia e anónimos corajosos que ajudaram a socorrer quem em aflição se encontrava, colocando em perigo as suas próprias vidas. 
A toda a ajuda que foi prestada à Madeira, quer por parte de madeirenses, quer por Portugal continental que prontamente nos estendeu a mão com socorro. Quer por parte da União Europeia e de todos aqueles que por este mundo fora se solidarizaram com a nossa situação, o meu muito obrigada. 

Até breve**