sábado, 17 de março de 2012

"Amar é um acto racional"


Hoje estava a ouvir o Rogério Samora em entrevista no Alta Definição e ele disse uma coisa que fez-me pensar bastante. Ele estava a falar de duas pessoas que foram fundamentais na vida dele, a mãe e a avó e disse que as ama mais agora depois de mortas que em vida. 
Não entendi o que ele quis dizer, até que explicou que as ama mais agora porque não teve tempo de as amar tudo em vida. Porque partiram antes do tempo e quando finalmente tinha disponibilidade para dar-lhe amor, prestar-lhes atenção, elas já cá não estavam. 
Isto foi uma coisa que eu aprendi precisamente numa situação semelhante. É triste termos de perder alguém para entendermos isto. 
Estupidamente damos as pessoas que gostamos por garantidas. Por ignorância inconsciente achamos que teremos sempre tempo de lhes mostrar o quando gostamos delas... tudo isto é um erro. Se há coisa que não controlamos minimamente é o tempo. 
"Nós fazemos planos e Deus ri-se". Não sei de quem é esta frase mas é das que faz mais sentido para mim. Tenho ainda muita coisa a aprender nesta vida, mas por curioso que vos possa parecer, as lições mais importantes, pese embora as mais difíceis, foi a morte que me ensinou. 
Por isso hoje demonstro a todas as pessoas de quem gosto o que sinto por elas. Não deixo um "gosto muito de ti" preso na minha mente quando o sinto. Tenho necessidade de o soltar cá para fora. Preciso que aquela pessoa me ouça dizê-lo. 
Não me embaraço quando digo "amo-te" aos meus pais. É o único amor que tenho a certeza que não é efémero. Ninguém os ama mais que eu e ninguém me ama mais do que eles, então porquê não o verbalizar? 
Não tenho mais medo dos meus sentimentos. Mesmo que isso faça com que as pessoas pensem que os tenho "à flor da pele". Mesmo que isso faça com que os outros me vejam como uma pessoa demasiado emotiva. Não acho que o seja. E quem me conhece realmente bem sabe o quando me custa baixar as barreiras e expor-me.
Mas faço-o para poupar arrependimentos futuros! Faço porque as frase: "ficou tanta coisa por dizer" "Porque não lhe disse o quanto era importante para mim?" "Porque nunca lhe disse um  adoro-te que tantas vezes senti?" prometi a mim mesmo nunca mais as dizer. 
Mantenho-me fiel a esta promessa. Por muito que isso custe, pois não pensem que é fácil expormos-nos assim. E eu nem sempre o consigo fazer isto com todas as pessoas que o merecem. O orgulho é um monstro enorme de contornar algumas vezes... sejam condescendentes comigo. 
Eu chego lá!  

Até breve**