segunda-feira, 5 de março de 2012

A Morgadinha dos Canaviais


Olá amigos,

A Morgadinha dos Canaviais é a minha sugestão de leitura para o mês de Março. Este romance de Júlio Dinis foi publicado em 1868 e é um clássico bastante acessível de leitura.
Tenho um fraquinho por clássico e Júlio Dinis é dos meus romancistas preferidos. Como não podia deixar de ser, a Morgadinha não ficou aquém das minhas expectativas! 
Não vou fazer resumo da história tal como nunca faço. Isso retiraria a potenciais leitores todo o interesse da obra. Apenas fazer uma apreciação geral. 
A acção inicia-se com a personagem de Henrique de Souselas, um snob lisboeta, rico, hipocondríaco a quem o médico aconselha a repousar uns dias no campo. Com esta figura a obra ilustra um dos temas favoritos do escritor: o efeito vitalizante da vida da aldeia sobre uma mente deprimida (tenho sérias dúvidas em relação a esta teoria de Júlio Dinis...mas adiante...)
Madalena, a Morgadinha e Cristina são as duas típicas mulheres ideais de Júlio Dinis. Mulheres fortes, femininas e virtuosas. Dispostas a enfrentar todas as barreiras em prol do amor.
Está também presente neste romance a forte componente de crítica social que visa particularmente a política, o fanatismo religioso e a hipocrisia do clero. 

Adorei. Foi um deleite ler.
Espero que gostem

Até breve**