segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"Para mim luxo é..."


Olá amigos,

tal como tinha sido prometido, nos primeiros minutos de Segunda-Feira seria anunciado o comentário vencedor do desafio que lancei em parceria com a empresa de Marketing Sétimo Sentido, e cá estou eu para o fazer. 
Se bem se lembram, a tarefa era simples, explicar o que significa a palavra luxo nas vossas vidas. Pedi-vos para terminarem a seguinte frase:  "Para mim luxo é..."
Foi com imenso agrado e enorme gratidão poder constatar o feedback fantástico que deram a este meu apelo.
Tal como esperava, as resposta foram variadíssimas, todas com o seu devido valor, mas de facto uma destacou-se pela sua eloquência, lucidez e enorme sensatez. Desde o momento em que foi publicada, tornou-se automaticamente uma das principais candidatas a vencer. 
A escolha foi totalmente unanime entre mim e o Marketing Assistant da Sétimo Sentido. 

Dito isto, e sem mais delongas, a resposta vencedora foi a seguinte: 

"O luxo é de facto um conceito muito relativo e subjectivo às experiencias de cada pessoa, o que torna esse teu desafio muito enriquecedor a qualquer um que leia as respostas 
Disseste na tua introdução, e bem, que o luxo está associado a uma conquista árdua de feitos com dificuldade elevada, cuja realização é concorrida.
Acrescento todavia a raridade ao conceito, que é o fator essencialmente comum em todas as definições que se lhe atribuem ao luxo.
A coisa ou ação luxuosa vai variar no tempo e no espaço, de pessoa para pessoa, mas estará sempre associado a uma raridade que, quando alcançada pelo indivíduo, através de um objecto ou um acontecimento, resplandece-o de satisfação e de um prestígio partilhados por poucos.
É engraçado que, o ser humano enquanto ser social tem a necessidade de pertença e da socialização, havendo simultaneamente a necessidade de diferenciar-se entre muitos, de ser reconhecido, de ser-se especial.
O luxo será, na minha humilde perspectiva, o calor do sol no inverno, poder ter um estilo de vida saudável, ou mesmo visitar a minha família pelo menos uma vez por ano, porque luxo são subtilezas que, mesmo que não consistam realmente de recompensas a trabalhos árduos específicos ou raros a todos, sabem como tal, e pensamos “eu mereço!”, porque algures na vida fizemos algo que torna esse momento único e especial.
Assim, o luxo é motivante! É ambição!
Depois de alguma reflexão e divagação, creio que o tempo é o maior luxo de sempre e é, ironicamente, o que nos torna iguais. O tempo contado no relógio, que ganha significado nos momentos que vivemos.
Não refiro-me ao tempo livre (embora seja cada vez mais raro, logo um luxo), mas sim o tempo que não volta atrás, que determina o início e o fim. Não existe elemento mais raro na nossa existência, independentemente do nosso estatuto social, da nossa escolaridade, de toda a subjectividade social do ser humano.
Por isso, concluo a dizer que o luxo não é o ter o raro, mas sim o ser o raro, constantemente!"

A vencedora é portanto a Erika Quintanilha que receberá como pequeno agradecimento, que é na verdade, mais um miminho muito doce, um chocolate Milka dos grandes!!

Da minha parte e acho que falo também pela Sétimo Sentido, resta-nos agradecer imensamente a todos pelos comentários deixados aqui no blogue, e pelos "likes" efectuados na página do facebook destes grandes criativos, que me inspiraram para este desafio. 

Obrigada e até breve**

Sandra Silva