quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Top de livros


Olá amigos,

num anterior post sobre o livro no mês de Novembro, revelei que O Grande Gatsby ainda a meio da leitura, já estava colocado entre o meu top 10 de livros favoritos. Perante esta informação, a S. pediu-me para revelar os restantes livros que preenchem a minha lista e achei uma ideia interessante. 
O meu top 10 de livros favoritos vai alterando à medida que vou lendo, não é algo imutável, pois só o poderia ser, se eu já tivesse lido todos os livros do mundo! 
Por isso, neste momento a minha lista é a seguinte:

1. Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco
2. Fazes-me falta, de Inês Pedrosa
3. Cartas, de Florbela Espanca
4. O Pincipezinho, de Antoine de Saint-Exupéry
5. As Terças com Morrie, de Mitch Albom
6. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
7. Cartas a Sandra, de Vergílio Ferreira 
8. Fernando Pessoa, Plural Como o Universo
9. O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald
10. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafon

Claro que houveram muitos outros que mereciam estar nesta lista, como Martin Eden de Jack London, Oliver Twist de Dickens, Os Homens que Odeiam as Mulheres de Stieg Larsson, As Intermitências da Morte de Saramago, o Retrado de Dorian Gray de Oscar Wild, O Processo de Kafka, Passos em Volta de Herberto Helder, O Amor em Tempos de Colera de Gabriel Garcia Márquez ou A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera e em determinada altura, lá estiveram. Mas é difícil concorrer com livros que nos tocam de tal forma que não conseguimos explicar o porquê. 
É indiscutível a grandiosidade de qualquer um destes 10 livros, mas não é apenas por isso que estão no meu top, mas porque por um motivo ou por outro, aqueceram-me o coração de uma forma inesquecível.

Até breve**