sexta-feira, 1 de março de 2013

A Pequena Dorrit



Olá amigos,

dado que fui preguiçosa e o mês passado não teve sugestão literária, tinha prometido que este para compensar a minha falha teria duas, e aqui está ela.
Andava doidinha atrás deste livro à imenso tempo. Este é daqueles que é mais difícil de encontrar que uma agulha num palheiro. Por dois motivos, primeiro é dos menos conhecidos de Charles Dickens. E segundo porque o original tem umas simpáticas 900 e muitas páginas, porém, o que ainda se vai encontrando a circular por alfarrabistas são edições manhosas que nem se pode considerar uma tradução, mas uma adaptação. Para terem noção o que consegui arranjar não chegas às 200... e foi no Olx!!! 
Acreditem que varri todos os alfarrabistas que conheço cá no Porto e nem um exemplar para alegrar os meus olhos. Em livrarias "normais" nem vale a pena, este livro foi muito pouco publicado por terras de Camões, sendo que a edição que tenho data de 1987 e é uma versão juvenil do Circulo de Leitores. 
De qualquer forma, apesar de ainda não ter desistido de encontrar esta obra com uma tradução efectiva, gostei imenso deste livrinho. 
A história tem tanto de encantadora quanto de emocionalmente dura. Este dualismo é um registo da escrita de Dickens. Pelos menos um registo presente nos dois que dele já li, Oliver Twist e Grandes Esperanças. 
Apesar de ter sido escrito entre 1855 e 1857 a sua temática não podia ser mais actual já que versa sobre uma enorme crise financeira. E tem como figura principal a pequena Dorrit, filha de um presidiário que está encarcerado na prisão de devedores à mais de 20 anos.
Tal como nos outros dois livros que li de Dickens, este não escapa à implacável critica social do escritor sobre a sociedade londrina da época. 

Por saber o quanto é difícil para encontrar este livro, podem conhecer a sua história de outra forma. A BBC adaptou a mesma numa séria! E o melhor, é que podem ver todos os episódios directamente do Youtube. 
Confesso que gostei mesmo mesmo muito!!! E se nutrem a mesma paixão que eu pelo filme Orgulho e Preconceito, vocês também vão gostar. Isto porque, o actor principal deste série é justamente aquele homem lindo lindo lindo, que responde pelo nome de Mathew McFadyen. Mas que para mim vai ser sempre o eterno "Mr. Darcy".

Deixo-vos o trailer:



Até breve**