Olá amigos,
esta foto magnífica é do fotógrafo português Daniel Rodrigues e foi premiada recentemente pelo World Press Photo na categoria "Vida Quotidiana" no concurso de 2013.
Esta imagem foi captada "num 'campo de futebol' improvisado num terreno que, no tempo colonial, foi ocupado pelo exército português" em Guiné-Bissau.
Curiosamente, o jovem de 25 anos que está por detrás desta foto galardoada pelo concurso de fotojornalismo mais importante do mundo, está desempregado desde Setembro, e foi obrigado a vender os seus instrumentos de trabalho para se poder sustentar...
Infelizmente esta é a realidade de muitos fotógrafos espalhados por este País fora. Mas não deixa de ser uma realidade profundamente triste.
Esta imagem, foi tirada em Março do ano passado mas nunca chegou a ser publicada porque, e segundo o autor da mesma, "ninguém quis" comprar o seu trabalho.
Será que se este Daniel não tivesse nacionalidade portuguesa teria tido as mesmas recusas?! Porque temos a mania que o que vêm de fora é que é bom? Foi preciso o reconhecimento internacional para este fotógrafo ver o seu excelente trabalho premiado. Talvez agora as revistas e jornais estejam interessados...
A meu ver, a única diferença do que se faz cá dentro e por portugueses e lá fora por "estrangeiros", é que somos tão bons que conseguimos a excelência com muito menos recursos que os outros. Isto meus amigos, é talento puro.
O Daniel espera que este prémio lhe abra algumas portas que têm visto fechar-se à sua saída. Ambiciona voltar a trabalhar na sua área e conseguir ter uma máquina fotográfica, objectivas e material, para poder voltar outra vez ao fotojornalismo", porque diz ele: " As saudades já são muitas".
Este meu pequeno espaço virtual, que se dedica a incentivar e a cultivar no coraçãozinho de cada leitor a semente da importância do sonho nas nossas vidas, espera fazendo muitas figas que este desejo seja realizado. O Daniel nunca deixou de acreditar no seu sonho e aqui está o resultado.
Até breve**