sexta-feira, 22 de março de 2013

Caim

Olá amigos,

esta é a minha sugestão literária para este mês. Estou de volta ao mundo de Saramago, mundo esse que deixa-me sempre inquieta, talvez porque a escrita deste homem é feita precisamente com essa intenção, inquietar, questionar, fazer pensar. E ele consegue fazer isso de uma forma sublime. 
Escrita marcadamente sarcástica, sobretudo neste livro. Ainda assim, depois de o ter lido, acho que toda a polémica que houve à volta da publicação de "Caim" por parte dos crentes, da igreja, um erro de quem ou não o leu, ou não conseguiu desapegar-se da religião e entrar na literatura. 
Caim é uma história, ficção, não o vi como um ataque à igreja ou às convicções cristãs. É muito mais um exercício de questionamento que põe em destaque passagens de leituras do velho testamento, onde "Caim" interpreta essas passagens à sua maneira e não da forma que estamos habituados a vê-las interpretadas. 
Não digo que não possa ser chocante, especialmente nos diálogos com Deus, ou na forma como "Caim" distorce as histórias da Bíblia, (isto sobretudo para crentes) mas ao entrarmos no mundo de Saramago, é impossível não admirar a lucidez presente em cada palavra. 
Todavia, vamos convir que se estamos a ler Saramago isso implica estamos preparados para um discurso irónico, directo, sarcástico. Para sermos provocados, ele conduz-nos pela mão pelo desconhecido, pelo inquestionável, obriga-nos a pensar, a questionar. A pôr tudo em causa. E isso para mim é a melhor parte de ler Saramago. 
É um livro para se ler com uma mente aberta, é necessário um exercício por parte do leitor de saber separar o que é literatura e religião. Se conseguirem fazer isto, irão gostar muito deste livro. 

Espero que leiam e que gostem. Uma coisa posso garantir-vos, não vou vai ser indiferente... 

Até breve**