sábado, 21 de setembro de 2013

O bom filho à casa torna II


"... a pele é tudo quanto queremos que os outros vejam de nós, por baixo dela nem nós próprios conseguimos saber quem somos."

José Saramago, em Todos Os Nomes

Até compreendo que exista quem não gostasse do corpo que carregou o nome José Saramago. Mas não conseguir separar a personalidade do homem, da genialidade do escritor, é algo que nunca vou entender. Quanto a mim, adoro os dois. O homem e o escritor. 
Que falta faz agitadores de mentes como este foi. Talvez esse tenha sido o seu erro. Não ser genérico. Dedicar a sua vida a fazer os outros questionarem o inquestionável é para mim o seu maior legado. 
Controverso? Sim! Claro que sim! Mas, indiscutivelmente brilhante.  

Todos os Nomes é o livro que estou a ler neste momento e estou completamente apaixonada por ele! Não será a minha sugestão literária para este mês, mas será sem dúvida a de Outubro. Para este mês escolhi aquele que me acompanhou durante as minhas férias de verão. Um livrinho de peso... literalmente mas tão bom que nem mesmo as 800 e muitas páginas me desanimaram! Posso dar uma dica a ver se descobrem qual a sugestão deste mês... é de um escritor russo! Novidades sobre isto em breve, prometo!

Até lá meus amigos, comecem a despedir-se do calor porque hoje foi o último dia de verão e parece que as temperaturas vão descer esta semana! Já sei que me vão atirar pedras... mas a menina aqui está desejando que chegue o Outono! Pronto disse! 

Até breve**