quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fada do lar VI


Olá amigos,

já tem algum tempo que não me dedico à pastelaria e tenho de confessar, já começo a sentir falta. É daquelas coisas estranhas e inexplicáveis que me aconteceu e que até a mim ainda surpreende. Especialmente tendo em consideração que culinária e eu sempre tivemos uma relação muito pouco amistosa.. (apesar dos esforços da minha rica mãezinha...)
De qualquer forma isto mudou quando descobri que cozinhar para pessoas que gostamos é das actividades mais compensadoras a que nos podemos dedicar. 
E foi assim que nasceu o meu interesse por pastelaria. Cozinhar contínua a ser uma questão de sobrevivência, mas doces... ui é paixão mesmo.

Deixo-vos a minha última experiência: Cheesecake com molho de frutos vermelhos,



Esta é uma receita especial. A base é de biscoito de chocolate e entre o creme de queijo e a base, leva uma fina camada de ganache de chocolate. O molho é particularmente importante, para cortar o doce da base, da ganache e do creme de queijo, dando-lhe um contraste ligeiramente amargo dos frutos vermelhos.

Esta receita é das que guardo a sete chaves, mas podem adaptar as características desta a uma normal receita de cheesecake. Nomeadamente o uso do biscoito de chocolate em vez de bolacha Maria ou digestiva, a ganache de chocolate é uma ideia deliciosa mas tem de ficar bem fininha para não deixar a sobremesa muito doce, e claro quanto ao molho de frutos vermelhos posso revelar que não usei açúcar, os frutos são todos frescos, leva vinho do Porto, uma vagem de baunilha e se encontrarem uma estrela de anis. 

Espero que gostem!!

Até breve**

P.S. o molho é servido na hora!