sábado, 15 de outubro de 2011

Laranja Mecânica, parte II

Para encerrar definitivamente este tema, existe um ponto que queria deixar esclarecido.
Tenho ouvido muitos portugueses de Portugal continental dizer: " Não devíamos pagar a dívida da Madeira" "Eles que a contraíram que a paguem"...mas a minha favorita é, "devíamos era dar-lhe a independência"!!
Como devem imaginar esta ultima frase irrita-me particularmente. 
Porque vamos lá ver se nos entendemos. Tentem seguir o meu raciocínio... 
É verdade que a Madeira é responsável por um desvio orçamental regional enorme, que veio agravar a situação do País em geral (presumo que isto é para todos ponto assente).
E como "penitencia" por esta má gestão, deveria ser excluída de pertencer ao território nacional. Certo?
Seguindo a mesma linha de pensamento, Portugal (continente e ilhas...entenda-se...) contraiu uma dívida de tal forma gigantesca que teve de recorrer à ajuda o FMI para arrumar a casa, e da UE para emprestar dinheirinho! 
Como "penitência" por esta má gestão... (e numa de manter de a coerência) o que deveria a UE fazer ao nosso País? hummm excluir de pertencer à UE??  nãaa que ideia mais disparatada! 

Em relação aos portugueses do continente não terem de ser responsáveis pela dívida madeirenses, com o argumento de não terem sido responsáveis por ela, nem usufruído das infraestruturas e afins... (e novamente tentando ser coerentes) os madeirenses também não deveriam ser responsáveis pela dívida do Metro do Porto ou da Stcp, nem das Estradas de Portugal! Nem os lisboetas deveriam ser responsáveis pela dívida resultante da construção da Casa da Musica nem do Estádio do Dragão...especialmente os benfiquista... e vice-versa, como é claro! 

Termino este post com um comentário deixado por um amigo num conhecido site duvidoso...(qualquer coisa book =PP ) sobre este tema: 

"Cada dia que passa vejo mais pessoas a manifestar desagrado. Por uma lado uns a dizer que não têm de pagar a dívida da Madeira porque não usufruíram de nada do que foi feito lá. Por outro os madeirenses a dizer que também não têm de pagar a expo, os estádios do euro, o bpn, o tgv, o novo aeroporto... Não deixa de ser triste que as pessoas não compreendam que esta é uma situação que não beneficia ninguém, não é assim que se resolvem problemas. Não tarda nada tá toda a gente a dizer que não paga aquela estrada em cascos de rolha porque nunca vai passar por lá, que não paga aquela escola não sei onde porque os seus filhos nunca lá vão andar, não paga aquele centro de saúde porque nem sabia que aquele concelho existia...
Porquê que as pessoas não se juntam a combater as verdadeiras injustiças, as decisões erradas que vão sendo tomadas dia após dia...? Reocupam-se a atirar pedras uns aos outros e não se preocupem em resolver uma situação com a qual temos vindo a compactuar desde o 25 de Abril. Enquanto isso, deixem crescer uma dívida de 70 mil milhões que não foi a Madeira que criou, que não foi Portugal Continental que criou, foi Portugal (e se bem me lembro Portugal significa Portugal continental e regiões autónomas).Vamos todos nos manifestar uns contra os outros ao invés de nos unirmos numa causa comum. Isto demonstra na perfeição porquê que as coisas estão como estão. Porque toda a gente só quer olhar para o seu triste umbigo. Porque ninguém sabe o que quer dizer país, estado ou nação."  

Telmo França

Até breve**