sábado, 15 de outubro de 2011

Laranja Mecânica, parte I



Olá amigos,

Detesto ter de regressar a este tema, mas sinto necessidade de me pronunciar a respeito de toda esta polémica! 
Então cá vai!!! À já algum tempo que tenho vindo a alertar para o estado de saúde mental do Dr. Alberto João Jardim... "tudo exagero"!! Até o meu regionalismo e amor pela minha terra já foi posto em causa...
Mas para um madeirense mais atento, o aparecimento desta cratera, (bem mais funda que a do Curral das freiras...) nas contas orçamentais da Madeira, era apenas uma questão de tempo. 
Qualquer dona de casa que se preze, sabe que não é possível gerir uma casa, se não temos dinheiro para o fazer! 
Parece-me óbvio que o Dr. Jardim decidiu ignorar esta regra elementar de gestão. Talvez porque quando o dinheiro não é nosso, não custa gastá-lo! E se não se tem liquidez...bom, é sempre possível recorrer ao crédito! 
Pois bem... alguém devia ter comunicado ao responsável do Governo da Região Autónoma da Madeira, (já que sozinho não conseguiu lá chegar) que quando se pede dinheiro, existe uma obrigaçãozinha bastante inconveniente inerente a esse acto, TER DE O PAGAR!!! 
Como se não bastasse ter endividado a Madeira a um ponto tal, que os meus bisnetos ainda terão de trabalhar para saldar, tem o descaramento de continuar a tentar esconder de todos os portugueses o "buraco do Jardim"!!!! 
E não só sai impune, apesar de em causa estar a prática de mais do que um crime penalmente punível...como ainda é reeleito com maioria!!!
Expliquem-me, for favor, como é que isto é possível??? 
Como é que Portugal permite que políticos com carácter (no mínimo) dúbio possam continuar a gerir um País??? 
Como é que é possível, ninguém ter conseguido durante anos e anos em que este foi acumulando dívida, parar este homem?? 
Como é que a banca continuou a financiar a Madeira no estado de dívida em que já se encontrava?? 
Como é que os antigos governos foram coniventes com isto?? 
E porquê que os madeirenses continuam a depositar a sua confiança num dirigente mentiroso e fraudulento, que há muito tempo já deveria ter tido o bom senso de se retirar da vida política??
A resposta a estas perguntas infelizmente não as tenho! Mas o resultado é por de mais evidente!
Vem aí tempo de austeridade acrescida para os madeirenses....e não porque deverão ser tomadas medidas discriminatórias por parte do Governo Central em relação aos ilhéus, mas porque deverá ser exigido aos madeirenses que tenham direitos e deveres mais igualitários em comparação com os demais! 
E por favor, não me venham com o argumento da insularidade porque essa "benesse", esse tratamento desigual, apesar de justificado, não pode continuar no estado em que o País se encontra! Todos temos de fazer sacrifícios! Quanto mais cedo entendermos isto e remarmos no mesmo sentido, em vez de andarmos tão infinitamente preocupados com o nosso próprio umbigo, mais cedo saímos do buraco Nacional! 

Até breve**