terça-feira, 18 de outubro de 2011

O mestre da manipulação



Olá amigos,

Pelo título poderão pensar que o meu saco de pancada hoje, é novamente o Presidente do Governo Regional da Madeira. Mas não. Apesar de manipulador nato, em comparação com o Bastonário da Ordem dos Advogados, o AJJ é um menino! 
Desde que esta "criatura" ocupou o cargo que ocupa actualmente, a Ordem Dos Advogados virou de pernas para o ar. Fomentou a discórdia e a separação da classe, além de envergonhar diariamente o organismo e profissionais que (deveria) representar. É claro, que a "criatura" apensas continua como Bastonário, porque foi reeleito. E sim, reeleito por Advogados. Advogados esses, que fase à crise que o País ultrapassa e perante a promessa de acabar com a concorrência, viram neste candidato a mina de ouro. 
Mas não é disto que vos quero falar. Mas sim da vergonha dos resultados dos exames de Aferição realizados nos dias 18, 20, e 22 de Julho. 
É que vejo muita boa gente apoiar esta "criatura" que se apregoa de "amante da liberdade" mas que não sabem a verdade por detrás de tanta manipulação. 
Gostei de o ouvir dizer que a enorme taxa de reprovação se ficou a dever ao facto de não sabermos de Direito. Que a culpa é das faculdades, que não formam devidamente. E que já esperava estes resultados.
Em nome da verdade, venho refutar estas declarações. 
Sempre ouvi um provérbio que reza assim: "ou é do malho, ou do malhadeiro". Milhares de estagiários prestaram estas provas, reprovando à volta de 65%. 
A culpa é das faculdades? Pois bem, a grande parte de nós teve aprovação, e com notas bem razoáveis às duas áreas de processo (civil e penal) e a Organização Judiciária e Direitos Fundamentais. Todas leccionadas nas faculdades.
O grande volume de chumbos verificou-se em Deontologia Profissional e Informática Jurídica, leccionadas exclusivamente pela OA... (claro que isto a "criatura" esqueceu-se de referir.)
Quanto a não se surpreender com estes resultados, isto tornou-se por demais evidente quando públicamente declarou que, não o deixaram realizar o pretendido Exame de Admissão (por ter sido declarado inconstitucional pelo Tribunal Constitucional) mas que não entraríamos de qualquer forma. A ameaça era clara e tornou-se efectivamente real. 
Queria ainda esclarecer às pessoas que apoiam esta "criatura" que este curso de 2011 começou mal desde o inicio.
1º 

Apesar da obrigação legal de abrir 2 cursos de formação por ano, o Bastonário teve 1 ano sem o abrir nem um curso.

Quando finalmente decidiu fazê-lo, mudou a seu belo prazer o Regulamento de Estágio, e a nossa avaliação. Foi acrescentado mais 3 áreas (Organização Judiciária, Informática Jurídica e Direitos Fundamentais) às outras 3 já existentes.


Apenas no dia do primeiro exame, é que tivemos noção como seriamos avaliados a estas 3 novas áreas. Porque até aí, ninguém da OA sabia o que iria acontecer!


O novo modelo de formação pressuponha uma maior componente prática, já que a teórica era ministrada nas faculdades. Pois bem, qual não foi o nosso espanto quando descobrimos que seriamos avaliados duplamente. De manhã exame teórico e de tarde exame prático. Sendo que a parte teórica valia 8 valores... restando 12 para a parte pratica. Incoerência? Disparate!
6º 

Quarto, a "criatura" que diz (NÓS) não sabermos de Direito, deu inicio ao curso baixando as taxas do emolumentos. Muitos colegas aproveitaram e pela "promessa" de pagarem 250 euros inscreveram-se no presente curso. A poucas semanas do decurso do mesmo, a dita "criatura" aumenta os emolumentos para 850 euros... aplicando retroactivamente este novo regulamento aos estagiários inscritos ao abrigo do anterior.


Nós é que não sabemos de direito, mas algo que se prende no 1.º ano do curso, é que a aplicação das leis, não tem efeito retractivo!
(Já passou muito tempo desse essa altura, não é senhor Bastonário? Talvez se não tivesse baldado-se tanto às aulas recordar-se-ia disto!!!)



Foi-nos marcado 6 exames, dois por dia, uma parte de manhã e outra parte à tarde, ambos com duração de 2h30m, num espaço de uma semana.
...

Podia continuar a descortinar e a justificar estes resultados, assim como a índole maléfica deste que é o Bastonário da OA até os dedos caírem. Mas seria apenas para vós, mais um discurso inflamado de uma estagiária insatisfeita. 
Por isso deixo-vos algo bem mais preciso da veracidade das minhas palavras:

Este link é uma Mensagem do Conselho Distrital do Porto... (afinal não é só os estagiários que colocam em causa a idoneidade desta "criatura".)


E por favor, antes de se pronunciarem sobre algo, informem-se devidamente.
Porque nós, a "cambada de medíocres"  não estamos a pedir facilitismos. Todos concordamos na necessidade de seremos avaliados. O que exigimos é uma avaliação exigente, mas justa. E acima de tudo, Respeito. Por nós, pelas nossas famílias e por todo o esforço financeiro e intelectual que dispensamos para seguir um sonho. 

Até breve**