domingo, 24 de fevereiro de 2013

Novo Hino Nacional: Grândola Vila Morena


É só a mim ou esta nova tendência de se cantar esta emblemática música de Zeca Afonso a torto e a direito um bocado despropositada? Depois de ter sido cantada no Parlamento, colocando durante uns segundos (em que os "arruaceiro" eram convidados a retirar-se, por serem incovenientes para uns ou por relembrarem a outros acontecimentos passados que a nossa memória curta fez desaparecer) uma mordaça no nosso Primeiro Ministro, isto virou uma epidemia! 
É que se este gesto foi para mim primeiramente considerado de uma subtileza cortante tão rara neste tipo de acções e portanto de uma força emblemática magnifica, terem passado a usar esta música como um vírus contagioso, cantando-a cada vez que um membro do governo intervém publicamente, uma total banalização... que é um "crime" fazer-se a esta canção.
Acho que relembrar-se aos nossos governantes que estes exercem as suas funções em prol de um interesse maior que o deles próprios, devia ser considerado serviço público. Todavia, fazer-se uma coisa só porque os outros já o fizeram e apareceu em todos os jornais e televisões, não só perde a originalidade da iniciativa, assim como retira todo o impacto da mesma! 
Até porque ouvir o Miguel Relvas tentar acompanhar uma cantiga que não sabe a letra, é um espectáculo demasiado embaraçoso e que dispenso voltar a ver. Sério que estava envergonhada por ele...
Vamos lá mudar o disco! Se queremos dar música aos nossos governantes sugiro esta para as nossas duas Ministras: 


E esta para os restantes Ministros:


Vamos convir que seria no mínimo muito cómico!!!
Até breve**