terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro


Olá amigos,

para os que desconhecem, hoje é Dia Mundial do Livro. E por muito ocupada que estivesse, era impossível não passar por este meu cantinho para celebrar este dia lindo com vocês! 
É difícil para mim explicar-vos a importância dos livros na minha vida. Mas estes são não só uma parte importante do meu dia, como um bocado integrante de mim. São o meu passatempo favorito, é mais do que um hábito, um vício. E eu adoro socializar e fazer mil e uma coisas diferentes, mas preciso dos meus momentos de leitura. É mais fácil esquecer-me do telemóvel em casa do que do livro que estou a ler. 
É por isso que esta semana ao ler que a Feira do Livro do Porto este ano não se vai realizar por falta de fundos da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, achei esta uma atitude inaceitável, para todos aqueles que vibravam com a feira, para a cidade e para o País. 
Este é um daqueles eventos que eu nunca falto. E não é por necessidade de comprar livros... muito pelo contrário, a minha lista de espera é enorme, mas porque só o facto de passear neste ambiente onde se respira cultura é suficiente para enche o meu espírito de alegria e esvaziar o meu porquinho.
Mais de 80 anos depois da primeira edição da Feira do Livro, vê-la morrer assim por falta de subsídio, é o auge de uma política económica e social "erradérrima", que deixa-me à beira de um ataque de nervos. 
Os livros são fundamentais para o crescimento individual de cada um de nós, infelizmente, estes dão pouco lucro. E é por isso que são tão menosprezados numa sociedade focada no capitalismo desenfreado. 
Não entendo como pode haver verbas por parte da Câmara do Porto para o Circuito da Boavista, por exemplo, e não para a Feira do Livro. Não sei quem me irrita mais neste impasse, se o APEL por só buscar o lucro, se a Câmara do Porto por deixar morrer este evento tão importante, e que este ano faria 83 anos.  

Espero de coração que estas duas entidades se deixem de braços de ferro idiotas meramente financeiros e que coloquem para variar um pouco... o interesse da cultura, da cidade e dos cidadãos em primeiro lugar! 

Até breve**