sábado, 4 de maio de 2013

Luto Académico


Olá amigos,

esta que é para muitos estudantes a semana mais aguardada do ano, fica marcada por um incidente absurdo e incompreensível, que foi a morte deste jovem finalista de 24 anos. A queima do Porto de 2013 traja de negro, mas este ano, o negro usual das capas representa mais do que uma tradição. Em cada uma delas, vai um sentimento de luto, de revolta e de solidariedade.
Para aqueles que são ou já foram estudantes, especialmente aqueles que tiveram uma real experiência académica, a queima é o auge do nosso ano. O orgulho de vestir o traje pela primeira ou pela ultima vez é uma sensação difícil de se explicar. É daqueles sentimentos que apenas se consegue sentir, tentar expressá-lo por palavras é ficar sempre aquém da emoção que se sente. 
A morte deste rapaz, que neste momento deveria estar a viver plenamente a sua última queima, enquanto finalista, entenda-se, a forma desumana e cobarde como ocorreu, o local onde aconteceu, que tantas vezes deve ter sido para este palco de loucura e diversão, são tudo circunstâncias que a nenhum ser humano "normal" deixa indiferente. Motivo pelo qual, tenho a certeza que este rapaz nunca será esquecido. 
Mas tenho ouvido e lido muitas declarações contra a decisão da Federação Académica do Porto de ter mantido o calendário da semana académica. Vejo muitas pessoas revoltadas com o facto desta morte não ter levado ao fecho do queimodromo este ano. 
Eu não concordo. Por vários motivos, mas principalmente por um, este estudante perdeu a vida enquanto trabalhava para a realização desta festa. Ninguém está a trabalhar para a queima só pelos trocos, mas pelo espírito que se vive, pela camaradagem que se cria e por ver um projecto que se adora fazer parte realizar-se. 
A FAP fez o que tinha a fazer, foi decretado o luto académico, e as homenagens de respeito e solidariedade estão a decorrer. Agora na minha perspectiva, cabe a cada um decidir como lidar com este luto. 
Lamento profundamente esta perda, a dor que a família e amigos deste rapaz está a passar é incalculável, e é para eles que envio todos os melhores sentimentos que guardo no meu coração.
Tinha planos de sair na próxima 5feira para a queima e vou mantê-los. No meu pulso levarei uma fita negra em sinal de respeito pela vida que se perdeu, e vou divertir-me por mim e pelo Marlon, a quem lhe retiram este direito. Ainda assim, eu acho que é lá, no queimodromo junto dos amigos que ele vai estar! 

Esta é a minha forma de o homenagear. 

Até breve**