terça-feira, 10 de novembro de 2015

Edifício Monumental



Olá amigos,

estou assim em modo saltitante feito pulga eléctrica! Este monstro arquitetónico que estão a ver nestas fotos, para quem não conhece, é o Edifício Monumental. Sito no coração da cidade, em plena Avenida dos Aliados, apesar da sua localização privilegiada e inegável beleza encontra-se ao abandono à já vários anos.
Desconhecia a história por detrás deste prédio, todavia, sempre que por ele passava, a sua magnificência prendia o meu olhar. Acreditem, este monstrinho ao vivo é imponente, mesmo para quem está habituado a conviver com este tipo de construções tão característicos da cidade Invicta.
Era com imensa tristeza, que o via derrogado ao abandono, deteriorando-se lenta e progressivamente ao longo dos anos. Por mais do que uma vez tentei imaginar que vida teria presenciado este edifício, que género de pessoas o frequentaram no seu tempo de apogeu, que segredos calam as suas paredes, que mistérios esconde até aos dias de hoje?
Este exercício criativo a que instigo a minha imaginação é algo que irresistivelmente faço sempre que estou perante edifícios históricos. Tenho absoluto fascínio por estas construções e esse é um dos principais motivos pelo qual a Cidade do Porto me colocou de joelhos aos seus pés sem o menor esforço. 
Existe um não sei quê de dramatismo poético que me encanta. Têm uma imponência visualmente agressiva e porém simultaneamente bela, que me traz à lembrança histórias de amores trágicos, romances ilícitos, mistérios, conspirações e traições que estimulam intensamente a minha curiosidade.
 
 
Adiante, que é focar este assunto e perco-me em divagações, o primordial deste post é que este edifício acomodou na década de trinta do século passado um dos mais luxuosos cafés da cidade, o Café Monumental. Café esse que chegou a ser considerado um dos mais bonitos da Península Ibéria, enchendo a cidade de glamour, fomentando o seu lado boémio, artístico e literato. Era um café-concerto como estava em voga na altura, chegando inclusive a ter duas orquestras em permanência, uma de dia e outra para as noites loucas que presumo que por lá se viveram...
Mas vamos à razão da minha excitação, o Edifício Monumental vai ser reconstruído!! Albergará um hotel e no seu piso térreo um café de luxo, aberto não apenas aos hóspedes do hotel mas devolvendo o espaço à cidade e às suas gentes... a algumas pelo menos...!
Por trás deste enorme investimento, está o empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, que promete (para bem da sua saúde) não alterar a fachada do meu monstrinho e transformar este hotel no mais emblemático do Porto.
 
Estes edifícios respiram a alma da cidade, conservá-los é manter a nossa identidade intacta, é uma herança que temos obrigação de preservar. 
Respeitar a nossa história, orgulhar-se daquilo que nos faz um povo, mais do que do Mundo, de um determinado local, é proteger e defender a nossa identidade. Saber de onde viemos, ajuda-nos a compreender quem somos e auxilia-nos a conduzir o nosso presente e o rumo que queremos dar ao nosso futuro. 
 
Até breve**