domingo, 8 de novembro de 2015

O Porto é...


"Para mim, o Porto não é um lugar, mas um sentimento"

Olá amigos, 

esta frase de Agustina Bessa-Luís define na perfeição o que o meu coração sente pela Cidade Invicta. O Porto é, como todas as grandes paixões, inexplicável. É um sentimento, uma emoção. Não é um local que se goste assim assim, é um bocado de chão que não deixa ninguém indiferente. Ou se ama ou se odeia. 
Desde 2004 que escolhi morar nesta cidade. Na verdade, foi ela que me escolheu a mim. Só esse motivo é capaz de explicar o que eu não sou capaz de o fazer...

"O que me prende aqui?"

Penso tanto nesta pergunta... porém, a sensação de pertença que tenho pelo Porto, é visceral. Estou certa de que sorrateiramente e sem vergonha nenhuma a invicta me enfeitiçou. 
Chego ao ponto de, por estar neste momento a trabalhar fora da cidade, sentir saudades de cá estar. Faz-me uma falta tremenda não viver diariamente o Porto. Isto apesar de voltar todos os dias, para esta terra que hoje em dia considero também como minha, nem que seja apenas para dormir! 
À onze anos a morar cá, já desisti de lutar contra este sentimento de pertença. Sei com uma certeza que não se explica, que Porto será sempre sinónimo de "Casa", mesmo que a vida um dia me leve para muito longe daqui. 

Até breve**