terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cartas de Florbela Espanca


Olá amigos,

Para o mês de Fevereiro, a minha sugestão de leitura para vocês é o livro Cartas de Florbela Espanca.
Este, de todos os livros que tenho, é  um dos que mais me orgulho em ter. 
Porque trata-se das cartas da minha poetisa preferida e porque a edição que tenho, é uma relíquia, ou seja, é uma 1.ª edição, datada de 1986, pelas Publicações Dom Quixote.
Esta recolha efectuada das cartas da poetisa já não é editada à uns valentes anos, motivo pelo qual só agora chegou às minhas mãos! E chegou, porque foi encontrado num alfarrabista, por duas pessoas que tenho dificuldade em qualificá-las apenas como amigos e que ofereceram-mo no dia de S. Valentim!!! 
O facto de ser este livro em particular, o único que não conseguia encontrar de Florbela Espanca em livraria nenhuma, encheu-me de felicidade mas ter-me sido oferecido por quem foi, colocou-o imediatamente no pedestal que reservo apenas para alguns raros livros!

Posto ter partilhado esta pequena vaidade com vocês, esta compilação de cartas é a cereja no topo do bolo para os apaixonadas por esta poetisa. 
Todavia, senti-me, tal como sinto sempre em relação a outras cartas ou diários que já tenha lido, a invadir a privacidade de quem as escreveu. 
Em causa está a correspondência privada, ou no caso dos Diários, os pensamentos mais profundos e secretos de um Ser Humano. 
O pudor que sinto, é porque estas obras são por regra, publicadas post mortem e dada a intimidade que estas revelam, considero que quem os escreve não é o escritor, mas apenas e só a alma por trás deste. 
De qualquer forma, que me perdoe a Florbela Espanca por este abuso, mas a verdade, é adorei penetrar na sua intimidade e conhecê-la como nenhum dos poemas, prosas ou contos tinha até agora conseguido! 

Este livro não é simplesmente brilhante, é essencial para quem quer conhecer esta grande mulher! 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Feliz Dia de S. Valentim!!!



Olá amigos,

Este é para quem me conhece, um dos meus dias preferidos do ano! Se para grande parte da humanidade é considerado o dia dos namorados, para mim é o dia de celebração do Amor. E este manifesta-se de formas muitos diferentes, daí que faça questão de o partilhar também com as pessoas que todos os dias fazem a minha existência valer a pena!
Por isso meus queridos, muito queridos amigos e lembrados com tanta saudade, tenham um dia feliz! E lembrem-se que vocês são preciosos ao meu coração, que tomou o doce hábito de vos conservar um cantinho privilegiado onde a mais ninguém deixo entrar!

( Frase adaptada de Florbela Espanca, em Cartas)

Até breve**

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cantigas Leva-as o vento


"A lembrança dos teus beijos 
Inda na minh' alma existe,
Como um perfume perdido,
Nas folhas dum livro triste.

Perfume tão esquisito
E de tal suavidade,
Que mesmo desapar'cido
Revive numa saudade!"


Florbela Espanca, em Trocando Olhares.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quem diz a verdade...


"A inveja é a religião dos medíocres. Reconforta-os, responder às inquietações que os roem por dentro e, em última análise, lhes apodrece a alma e lhes permite justificar a sua mesquinhez e cobiça a ponto de acreditarem que são virtudes e que as portas do céu se abrirão apenas aos infelizes como eles, que passam pela vida sem deixar outra marca que não seja a das suas mal-amanhadas tentativas de amesquinhar os outros e de excluir e, se possível for, destruir aqueles que, pelo simples facto de existirem e de serem quem são, põem em evidência a sua pobreza de espírito, mente e entranhas. 
Bem-aventurado aquele a quem os cretinos ladram, porque a sua alma nunca lhes pertencerá."


Carlos Ruiz Zafón, O jogo do Anjo

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Comer, orar e amar

Olá amigos,

Esta é a minha primeira sugestão de leitura de 2011!


Foi n.º1 do The New York Times durante mais de um ano. Vendidas mais de 5 milhões de cópias. Sendo recomendado pela comunidade de leitores da Oprah e tendo inclusive sido inspiração para um filme...mas para vos ser honesta, tive algumas dificuldades com este livro... 
Não posso dizer que não gostei, pois seria mentira, mas senti uma séria resistência de tédio!!
Por vários motivos....mas principalmente porque em algumas parte (especialmente em  relação a detalhes religioso) é muito cansativo de ler, tornando-se deveras aborrecido.
É um livro escrito por uma mulher para outras mulheres...e só por isso já sentia alguma embirração...mas no final o balanço é o seguinte: gostei. 
Tem algumas teorias interessantes. Fez-me pensar e encarar a religião com olhos mais doces. Fortaleceu a  minha teoria de que nada acontece por acaso e que a vida pode ser muito mesmo muito complicada mas se nos prendermos ao negativismo é que não vamos mesmo lá! Ou seja, pelo menos para mim, não trouxe assim nada de novo. Mas é uma leitura relaxante, moderadamente bem escrito e com uma mensagem subjacente muito válida e importante! 

Em 5* dou um 3!

Até breve**

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Parabéns Vitinho



Olá amigos!!!!

Hoje soube que umas das minhas melhores recordações de infância mais bonitas faz 25 anos!!
Este menino era o despertador que marcava o final do dia! Tenho a nítida recordação de ficar impaciente com a minha irmã do meu lado, à espera de o ouvir.
Já não apreciávamos muito era quando acabava a música e o Vitinho ia dormir...significava que com ele, nos também tínhamos de ir...e ai começava outra música bem diferente!!!
Mas foi maravilhoso recordar estes momentos que marcaram a fase mais pura e inocente da minha vida!
Que pena que hoje as nossas crianças já não tenho um Vitinho que lhes anuncie docente a hora de ir dormir...

Até breve**

De regresso ao mundo das letras


Olá amigos

É verdade que tenho deixado o blogue ao abandono nos últimos tempos...poderia tentar culpar a falta de tempo, mas é sobretudo a falta de inspiração e de estímulo que me tem afastado da escrita!
De qualquer forma, apesar de já estarmos em Fevereiro, queria desejar a todas as pessoas que visitam o atreve-te a sonhar um excelente ano de 2011!!!
Para este novo ano, mantenho os mesmos objectivos para este blogue, nomeadamente a minha sugestão mensal de leitura. Esta é uma tarefa que a vida do dia-a-dia nem sempre me permite cumprir atempadamente, por isso peço-vos alguma condescendência em relação a isto!
Outro dos meus objectivos, é partilhar com vocês outra das minhas paixões, poesia. Quer seja dos meus prosadores favoritos ou de simples anónimos que todos os dias cruzam a minha vida encantando-me com as suas palavras!
Mantenho firmemente a convicção de que só trarei temas de política e religião para discussão neste blogue em situações muitíssimo pontuais. Não que estes não me interessem, mas porque este é o meu mundo utópico pelo qual, tentarei sempre protege-lo da sujidade do mundo real!!!


Até breve**