terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicionário do meu Dia-a-dia


Persistência: Acto de persistir. Qualidade de persistente. Perseverança, firmeza, constância.
Obstinação: Teimar e persistir. Não ceder; Perseverar.  
Luta: Esforçar-se; Empenhar-se; Oferecer resistência; Trabalhar com afinco.
Coragem: Firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos.
Sucesso: Êxito; Bom resultado;

São estas as palavras de ordem no dicionário pessoal do meu dia-a-dia!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro


Olá amigos!!!!

Vim só aqui de fugidinha  porque não podia mesmo deixar passar este Dia em branco! Hoje, 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro!!! E para quem ainda não se tenha apercebido, eu sou verdadeiramente viciada neles! Chega a ser doentio mesmo! 
Apesar de normalmente ler dois ou três ao mesmo tempo...a minha lista de espera contínua escandalosamente longa! 
Motivo pelo qual a promessa de Ano Novo foi não comprar mais livros antes de terminar os que ainda me falta ler! E até tenho me portado impressionantemente bem! 
Em 4 meses e meio consegui cumprir a minha meta... bom... excepto por dois que não consegui mesmo resistir!! Eu tentei, acreditem! Mas eles agarraram-se a mim com tanta força que não tive outro remédio se não os trazer comigo. (A culpa não foi minha, por isso estes não contam!)
De qualquer forma vem aí a feira do livro.......... e mais não digo! 

Até breve**

sexta-feira, 20 de abril de 2012

2 Anos


Olá amigos!!!

É verdade! Faz hoje precisamente dois anos que a Google "obrigou-me" a fechar Neverland e a criar este meu novo mundo virtual.
Lembro-me que na altura tive extrema dificuldade em encontrar um novo conceito que não me distanciasse muito de Neverland, mas que obrigatoriamente teria de ser projecto com que me identificasse.
Queria algo novo, fora de mundo imaginário onde as pessoas recusavam-se a crescer... mas com a mesma mensagem subjacente. 
Assim,  nasceu o Atreve-te a Sonhar! 
Esta foi deste sempre uma das particularidades mais vincadas na minha personalidade. E ainda bem que assim foi! Que teria sido de mim sem a capacidade de sonhar? 
Tendo crescido como uma criança algo diferente, o sonho, o irreal e a utopia foram as realidades paralelas que criei para conseguir refugiar-me do meu dia-a-dia. 
Cada um escolhe as suas batalhas e eu decidi que uma das minhas ia ser sempre atrever-me a sonhar com algo melhor! 
Se para muitos esta perspectiva da vida é demasiado inocente e ingénua, não me interessa. Esta é a melhor parte de mim e não quero mudar nunca! O mundo precisa de gente que acredite em utopias e que lute para que estas se tornem realidades. 
O mundo precisa de sonhos e de esperança! Talvez mais agora que nunca! 
A solução para esta crise não passa por nos resignarmos a viver miseráveis. Mas sim pela vontade que temos de dar a volta por cima. É preciso deixarmos de nos lamentar e sermos mais pro-activos. Lutar lutar lutar muito até os conseguir alcançar! 
Para os que pensam que isto é irrealista e ingénuo deixem-me dizer-vos que a busca de um sonho não é sentados no sofá que o vão conseguir (isso sim é uma utopia!).
Alcançar uma coisa que desejamos, a ponto de valer a pena sonhá-la dá imenso trabalho. Implica muito esforço e uma grande dose de perseverança e resiliência. Isto meus amigos é como eu defino o sonho. Atrever-se a sonhar é o ponto de partida para qualquer objectivo que traçamos na nossa vida!
Se não o consigo transmitir isto com o que escrevo, ao menos espero que quando saem do meu blogue levem com vocês um bocadinho de luz. 
Espero que vocês que me visitam saiam deste mundinho virtual com o vosso coração um pouco mais quente. E que a esperança e a utopia do sonho vá sendo inconscientemente implementada em todos vós! 

Aproveito este post para agradecer a todos os que comigo nesta jornada caminham. Em dois anos atingimos mais de 12 mil visitas!!! Obrigada a todos!!

Termino este post com uma frase de Augusto Cury (que foi o responsável pelo conceito deste blogue):

"Os vendedores de Sonhos são frequentemente estranhos no ninho social. São anormais. Pois o normal é chafurdar na lama do individualismo, do egocentrismo, do personalismo. Porém o seu legado será inesquecível"

Até breve**

Sandra Silva

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Just Breathe


"Stay with me...
You're all I see.

Did I say that I need you?
Did I say that I want you?
Oh If I didn't now I'm a fool you see...
No one knows this more than me.

Hold me till I die...
Meet you on the other side"



terça-feira, 17 de abril de 2012

Troque a FNAC por um Alfarrabista!!

Olá amigos,

Tenho andado para escrever sobre um temazito que já há imenso tempo tem contribuído para aumentar a minha azia. 
Depois daquela campanha publicitaria da Fnac "Cultura Renova-se", que incentivava a troca de um clássico literário por um género mais (mas bem mais) light, campanha essa que considero ter sido insultuosa e desprestigiante para a cultura em geral e para a literatura portuguesa em particular, foi o meu ponto de ruptura com aquela distribuidora de livros. 
Arranjei até um slogan melhor para mim: Troque a Fnac por um Alfarrabista! Ou troque a Fnac pela Bertrand (ou por qualquer outra editora nacional...). 
Apesar de se ter retratado pondo termo à dita campanha publicitária (depois de inúmeras queixas de clientes insatisfeitos) veio a esclarecer, e passo a citar: " A ideia desta campanha assenta num aproveitamento das semelhanças fonéticas dos títulos das várias obras emblemáticas, com um tom humorístico mas sem qualquer intenção de juízo de valor e sem nunca pretender desvalorizar as obras citadas."
Pois o "Troque os Maias pela Meyer" não tem nada mas nada mesmo de humorístico para mim! E parece-me evidente o desrespeito desta distribuidora não só pelos livros, mas essencialmente pelos escritores... (Já foram lançadas à fogueira criaturas por muito menos).
Mas atenção, eu não tenho nada conta a Meyer ou qualquer outro escritor! Nem contra estilos que considero ser mais "leves" que os clássicos. E muito menos contra quem os lê! Acho óptimo! Tem de haver livros para todos os géneros e gostos, o importante é cultivar a sementinha da leitura em cada um de nós. 
Mas tratar desta forma os clássicos que são a base da nossa cultura literária (quer os aprecie ou não, isto é indiscutível) é algo que nunca vou aceitar! 
Que façam promoções, que editem estes Grandes Livros em edições de bolso baratinhas (tendo em conta os preços que vejo praticados com outros géneros...) só tenho a agradecer! À conta disso tenho a minha estante recheada de clássicos, que a maioria não passou dos 10 euros!! Tendo inclusive comprado alguns por muito menos que isso! Mas não os maltratem desta forma vil e mesquinha puramente capitalista. 

Termino este post com uma frase de Thoreau que faz cada vez mais sentido para mim: "Muita coisa é impressa mas pouca deixa impressão" Walden ou a Vida nos Bosques

Até breve**

sábado, 14 de abril de 2012

Falta 1 mês!!!!!!!!!!!!!

Eu já vos disse que o meu aniversário é daqui a precisamente um mês?!


Linda não é?!?!!? Eu gosto mesmo muitoooooooo dela... Isto é o que eu chamo uma prenda com a garantia absoluta que a pessoa que a vai receber vai-te venerar para todo o sempre!!

Pronto, era só isto!

Precisa-se de um amigo


Não precisa de ser homem, basta ser humano,

Basta ter sentimentos, basta ter coração.
Precisa saber falar e calar, sobretudo ouvir.
Tem que gostar de poesia de madrugada, de pássaros,
De sol, de lua, de canto, dos ventos e das canções da brisa.
Deve ter amor, um grande amor por alguém,
Ou então sentir falta de não ter esse amor.
Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão.
Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados.
Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar.
Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e,
No caso de assim não ser, deve sentir o grande vazio que isso deixa.
Deve ter ressonâncias humanas,
Seu principal objectivo deve ser o de ser amigo.
Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.
Deve gostar de crianças e lamentar os que não puderam nascer.
Que saiba conversar de coisas simples
De orvalho, de grandes chuvas e de recordações da infância.
Precisa-se de um amigo para não enlouquecer,
Para contar o que se viu de belo e triste durante o dia,
Dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.
Deve gostar das ruas desertas, de poças de água
E dos caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva,
De se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver,
Não porque a vida é bela, mas porque já se tenha um amigo.
Precisa-se de um amigo para se parar de chorar.
Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.
Que bata nos ombros sorrindo e chorando, mas que nos chame de amigo,
Para se ter a consciência de que ainda se vive.”


Vinicius de Moraes

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Regresso Poetico


Olá amigos!

Como o que é bom acaba depressa, ontem as minhas duas semanas de "férias" na Madeira chegaram ao fim! Parece sempre tanto tempo, mas a verdade é que passa à velocidade da luz! E quando dou conta, já tenho de me despedir daqueles que gostava de ter sempre perto de mim!
Porém a vida é mesmo assim, e são as escolhas que fazemos que trilham o nosso caminho! Por isso, não me vou por para aqui a lamentar. Até porque é também muito bom estar de regresso a esta terra que amo como se fosse minha!
E vamos convir que desta vez tive uma viagem poética! Então não é que o avião que me trouxe de volta à Invicta foi baptizado nada mais nada menos com o nome do meu querido Fernando Pessoa?! Apesar de ter como companhia de leitura o humor  refinado de Saramago, hoje para me redimir deixo-vos um dos meus poemas favoritos de Pessoa. Ou melhor, do meu heterónimo de eleição, Alberto Caeiro, Não sei quantas almas tenho:

"Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu. 
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem, 
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou. 

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti. 
Raleio e digo: "Fui eu"?
Deus sabe, porque o escreveu."

Até breve**

domingo, 8 de abril de 2012

Pascoa


Desejo a todos os sonhadores que comigo navegam neste meu mundo paralelo de sonho e fantasia um feliz Dia de Pascoa! Que as comemorações com a família e o convívio com os amigos, aqueça os vossos corações de amor e esperança para enfrentarmos as dificuldades do dia-a-dia. 
Que a Pascoa seja encarada como o final de um ciclo, mas ao mesmo tempo, este é também o início de outro. E se estamos numa época de mudança, de reinicio, vamos todos fazer um esforço para que seja para melhor! 
E claro... por estes dias, esqueçam lá a balança...aproveitem para deitar a culpa ao coelhinho da Pascoa e empanturrem-se de chocolates, amêndoas, folares e todos esses doces pecaminosos que por ai andam!! 

Até breve**

domingo, 1 de abril de 2012