sexta-feira, 29 de junho de 2012

O coração da terra bate ao ritmo dos teus passos II


Encontrei o teu corpo abandonado naquela que é a tua poltrona favorita. Olhavas algo pela janela mas os teus olhos nada viam do que se passava lá fora. Aproximei-me a medo, finalmente deste pela minha presença. Sentindo o teu olhar pregado no meu avancei de encontro a ti. 
Tal como esperava, não me sorriste nem estendeste os braços saudosos do meu corpo. Não disseste uma só palavra perante o inesperado da minha presença, nem o teu rosto conseguiu transmitir qualquer alteração ao ver-me. Permaneceste olhando-me tal como te tinha encontrado, sentado, estático, inanimado.
O silêncio envolveu-nos, paralisou-me e sufocar-me as cordas vocais. Em vão tentei falar, dizer-te alguma coisa, qualquer coisa... mas o discurso que horas antes te tinha preparado era naquele momento tão pateticamente supérfluo. 
A ausência de som tornou-se dolorosamente desconfortável. Tudo era tão atípico neste reencontro, até o silêncio cúmplice que ambos tanto apreciávamos.
Sem saber o que fazer, abandonei a racionalidade e deixei-me guiar pelo instinto. Sentei-me no teu colo, tomei-te nos meus braços e abracei-te. Abracei-te como se a tua sobrevivência dependesse desse abraço. Embalei-te como se fosses um menino pequeno assustado, o meu menino. E perdi a noção do tempo enquanto os meus dedos desenhavam círculos invisíveis nos os teus cabelos.
Finalmente senti-te quebrar, despertaste da apatia em que os teus sentido estavam mergulhados e encostado a mim choraste. Choraste num som mudo todo o desespero esmagador da tua perda. 
Sussurrei-te ao ouvido palavras doces, apesar de saber que nenhuma delas ia fazer a mais pequena diferença. 
A dor não se atenua com palavras, aprende-se a viver com ela. Com o tempo aceita-se a realidade e lentamente supera-se. Foste tu que me ensinaste isso, lembraste?
O cansaço levou uma noite inteira para te vencer e às primeiras horas do dia, de um novo dia, vi-te finalmente adormecer. 
Foi aí soube que não era de palavras que precisavas, era de mim. Por isso continuei a murmurar-te ao ouvido, para que me ouvisses até mesmo nos teus sonhos, 

"Eu estou aqui, tu não estás só. Nunca te abandonarei."

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Obrigada Selecção!


"Caímos de pé e com dignidade como só uma grande Selecção deve cair"

Orgulhosa deste Europeu! Portugal foi ENORME!!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

S. João

Olá amigos!!!!

Este é dos meus dias preferidos do ano, pelo menos desde que vim morar para a Invicta! Considerada a noite mais longa do Porto, esta festa popular, bairrista mostra claramente a personalidade da gente desta terra!
Gosto de pensar no S. João como um arraial em proporções gigantescas, com inúmeras tradições, desde o lançamento dos balões de S. João que vão iluminando a noite, os famosos martelos para "bater" nas cabeças dos vizinhos festarolas, os alhos-porros que tanto assustam tê-los chegados ao nariz, saltar às fogueiras que costumam estar espalhadas nos bairros mais tradicionais, os bailaricos com musica pimpa para dar um passinho de dança, os manjericos e o tradicional fogo de artificio na Ribeira do Porto!! ADORO!
E este ano superou as expectativas!

Deixo-vos algumas da fotos desse dia:


P.S. estas fotos não foram retiradas algures da net, elas são minhas, para as verem maiores basta clicar nas mesmas**

sábado, 23 de junho de 2012

"O sonho está cada vez mais perto"


E estamos nas meias-finais!!!!!!! Este video da RTP faz o meu coração tremer de emoção!

"Nos acreditamos porque juntos somos mais fortes. 

Nos acreditamos porque juntos somos Portugal."

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Crónica Feminina, de Inês Pedrosa


"Uma andorinha não faz a Primavera" esta é uma frase que infelizmente ouço muitas vezes. Demasiadas até. À qual costumo responder, que pode não fazer a Primavera, mas pode ao menos tentar!
Ando agora a ler o livro "Cronica Feminina" de Inês Pedrosa, a certa altura numa das muitas crónicas interessantíssimas compiladas neste livro, Inês escreve o seguinte:

"... se uma andorinha não faz a Primavera, pode, pelo menos, desenhar no ar um fio de música primaveril que crie o alento necessário para que a Primavera possa nascer um dia."

Aqui está um dos exemplos porque gosto tanto da escrita desta mulher!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atreve-te a sonhar!!!!

Olá amigos,

hoje gostava de falar-vos de um projecto que se realizou à uns dias atrás e que eu acho merecedor de destaque neste cantinho. Um projecto que tem tudo a ver com a mensagem deste blogue: a importância de se cultivar o sonho no nosso dia-a-dia. 
Sim, porque nos dias que correm, é cada vez mais difícil manter a capacidade de sonhar. Mas mais complicado que isso, é atrever-se a retira-lo da imaginação e trabalhar para que se torne real. Talvez porque efectivar os nossos sonhos, dá uma trabalheira imensa!
Mas vamos realmente ao que interessa. No passado dia 16 de Junho decorreu o I Torneio Nacional de Sub13 na freguesia de Bairro, no concelho de Vila Nova de Famalicão. 
Um torneio que começou a ser idealizado fazer-se nessa pequena localidade do norte do País, porque, por motivos económicos este ano tinha sido decidido não se organizar o dito torneio. Torneio esse, que se costuma realizar nas zonas circundantes da freguesia de Bairro.
A ideia colocou a bola em campo e um grupo de atrevidos decidiu fazê-la rolar, e lançar-se aos lobos.... e ao trabalho!
Claro que num projecto destes, as barreiras são imensas. E existe uma tendência muito feia de se tentar asfixiar as boa ideias, quer seja por medo, inveja ou por qualquer outro motivo que foge ao meu entendimento. De certeza que estes atrevidos fartaram-se de ouvir que isto nunca seria possível. 
Realizar um torneio nacional num pequena localidade uiiiii impensável! E o dinheiro? estamos em crise e a crise infelizmente justifica muita coisa! 
Pela minha experiência, o factor económico acaba sendo um problema controlável. O mesmo não se passa com a letargia de mãos para o trabalho e com a resignação sonolenta que ataca muitas mentes! De qualquer forma, estes corajosos não se deixaram intimidar, afinal, o sonho comanda a vida e este torneio para crianças não só realizou-se como correu muitíssimo bem! 
 Depois de semanas de árduo trabalho, 250 crianças de vários pontos do País, puderam competir entre si num torneio, que se não fosse por esta ideia destes atrevidos nunca tinha acontecido. Em vez disso, teria sido explicado aos meninos que por motivo económicos... este ano não havia torneio para ninguém! 
O motivo pelo qual me tocou tanto isto, não foi ter sido realizado mais um entre tantos torneios que se realizam, mas a lição subjacente que este em particular trouxe. 
Uma lição quer para quem a única parte do corpo que mexeu foi a língua para desmotivar estes rapazes. Quer para quem considerava que de facto seria extremamente difícil um projecto desta envergadura numa pequena freguesia, mas que mesmo assim ajudaram a tornar esta "loucura" possível. 
Quer para todos os que estiveram envolvidos no mesmo, a trabalhar em prol deste sonho. Mas mais importante que tudo, uma lição para estas dezenas de crianças, que talvez agora não se dêem conta desta mensagem, mas que acredito realmente que ela vai ficar gravada algures nos seus inconscientes. E quando for necessário eles vão lembrar que só não conseguem fazer aquilo que não querem!

Termino este post com as palavras de um dos organizadores deste torneio: 

"Só somos pequenos se permitirmos que nos vejam como pequenos; A humildade não limita a ambição, antes serve-lhe de suporte."

Estas mensagens são definitivamente algo que temos obrigação de incutir aos nossos pequenos serzinhos.

Até breve**

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Portugal - Holanda


Alguém ouviu o que o Cristiano Ronaldo disse durante o jogo de hoje, onde marcou os dois golos que deram a vitória a Portugal e a passagem aos quartos-de-final do Europeu?

Eu ouvi!! Claramente!! Para quem não ouviu, tenho todo o gosto de repetir: (afinal o puto maravilha fez questão de a repetir também!!)

"Esta é a minha resposta para vocês queridos jogadores e treinadores de sofá!!!"

(para não criar confusões, esclareço que a criatura não disse nada disto. Esta é a minha interpretação da sua prestação neste jogo, depois de ter sido tão maltratados por tantos portugueses...)

Até breve** e... obrigada CR7**

sábado, 16 de junho de 2012

Coisas são objectos. Não seres vivos.



Olá amigos, 

percam por favor 20 minutos do vosso tempo e vejam este vídeo. Não é bonito de se ver, muito pelo contrário. É duro, triste, chocante e vergonhoso. E é o espelho daquele que deveria ser o animal racional! "A dignidade da vida, não se esgota na vida humana. Esgota-se em todos os seres humanos." 
Vi tanta gente preparado para armar uma guerra por causa do despenalização do aborto, argumentando que aquele pequeno ser é vida. É um ser humano, com direitos que tem de ser protegidos desde a concepção, mas e os animais? Os animais em Portugal continuam a ser tidos juridicamente como coisas. Propriedade. Atentar contra um animal (irracional, isto é...) é um crime contra a propriedade! Por acaso estes bichinhos são seres inanimados desprovidos de vida? (porque essa é a definição de coisa para mim!) 
Protegemos os fetos, as criançinhas, os adolescentes, os idosos, as minorias, os marginalizados etc etc etc, mas continuamos a prestar tão pouca atenção nestes seres que também estão vivos. Que também sentem. Que sofrem. Que amam. E que também merecem a nossa protecção! 
Temos uma legislação tão evoluída, fomos dos primeiros a abolir a escravatura, porque acreditamos que todos somos iguais, que nenhum ser é inferior ao outro. Somos totalmente contra a pena de morte ou pena perpétua, porque acreditamos na ressocialização do ser humano. Legislamos favoravelmente o casamento entre homossexual por se entender que a anterior limitação era discriminatória e sem o menor fundamento. Despenalizamos o aborto até às 10 semanas, oferecendo as mulheres (pobres claro está...) a possibilidade de interromper uma gravidez indesejada de forma segura, digna, humana, e no entando em relação ao direito dos animais, continuamos a vê-los como coisas. Velem tanto como o sofá onde vocês estão sentados.  Isto faz algum sentido?!
Esta alteração legislativa já deveria existir à muito tempo!!! 

Por uma Nova Lei de Protecção dos Animais, lutemos! Já é mais do que tempo!!!

Até breve**

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como se passa de heroi a lobo mau...

Sou só eu ou mais alguém acha que se está a exagerar em relação a tanta critica ao Cristiano Ronaldo? É verdade que ontem não jogou nada bem. É também verdade que falhou dois golos de forma patética que não é admissível para um jogador do calibre dele. E sim, é também indiscutível que não tem tido muito sucesso na Selecção. Mas alguma coisa aqui também não bate certo, porque se isto que disse aqui em cima é verdade, não é menos verdade o facto de que a criatura em Espanha marca. Em Espanha a equipa dele ganha. Em Espanha joga o Real Madrid e não apenas o Ronaldo! Se ele está a falhar e Portugal a perder, eu pergunto, e os outros culpados? É que até para alguém que não entende muito de futebol, até onde o meu conhecimento alcança... estão 11 em campo!!! Mas isto é perfeitamente normal!!! Nem sei porque me surpreende tanto! Até ontem o Postiga não passava de uma teimosia do Treinador que nos ia custar o europeu! Hoje não... hoje é o maior!!! Incoerências minha gente!!! Não é atirando o Ronaldo para a lama que vai resolver alguma coisa! Muito pelo contrário! 
Termino este desabafo com uma frase que gosto muito de Fernando Pessoa: 
"Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo..."

domingo, 10 de junho de 2012

Blanco Shop Online

Olá amigas!!!!!!

Este post é especialmente para as fêmeas da minha vida e todas as outras meninas que me visitam, nada pessoal rapazes.... já vão perceber! 
O verão está à porta, vá...eu sei que ultimamente não parece. Ontem, pelo menos cá pelo Porto, era capaz de jurar que estávamos em Novembro. 
Mas apesar da confusão que S. Pedro tem feito lá para cima, (tenho para mim que anda a ver se o despedem....) estamos a meio de Junho.
Portanto já só existe duas coisas na minha cabeça, praia e férias! Ou seja, começam as preocupações com a alimentação, o regresso ao ginásio e a busca de um novo bikini. 
E se querem saber, se há coisa em que me custa gastar dinheiro é num bocado tão reduzido de pano. É vergonhoso! Pessoal!!!!!! Estamos em crise!!! É que dar que 30 (e estou a ser poupadinha) pela vestimenta de praia que dependendo da frequência e alternando muito, duram 2 anos aproximadamente! E se for de cores fortes esqueçam lá isso... um ano e é arrumar o trapinho!
Por isso foi com enorme alegria, seguida de gritinhos histéricos, que descobri este site de tortura deliciosa.  

Aqui encontras bikinis lindos eeeeeee baratinhos! Blanco je t' aime!!!!!!

Algumas das fotos promocionais do que estou a falar...


Hummm pois...!!!

P.S. Querida Blanco, usar a namoradinha do Ronaldo para promover os teus bikinis... foi... foi... desleal!

sábado, 9 de junho de 2012

Europeu 2012


Começa hoje a festa!!! Ou pelo menos espero que sim!!
A Alemanha é um osso duro de roer, mas nós temos boa dentição! Especialmente se a equipa não ficar à espera que só o Ronaldo arreganhe os dentes... 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Feira do livro do Porto 2012

Olá amigos, 

pois é!!! Já começou a feira do livro no Porto, e escusado será dizer que já fui repor o meu stock de livros. Ao longe de 18 dias, na Avenida dos Aliados respira-se cultura! 
Eu sinceramente sou apologista que esta feira deveria ser mensal em vez de anual...vá trimestral. Claro que seria a ruína das minhas modestas finanças mas é uma ideia tão suculenta que até esqueço este pequeno inconveniente! 
Se precisava de comprar mais livros? Não. Mas esta é uma oportunidade única de fazer excelentes negócios literários! 
Confesso que aquelas promoções: "leve 4 pague 3" deixam-me em êxtase, por isso este ano estipulei como margem 5/6 euros por cada livro. E consegui cumprir! 
No total trouxe para casa as seguinte obras: 

"O Delfim" de José Cardoso Pires; 
"Crónica Feminina" e "Do Grande ao Pequeno Amor" de Inês Pedrosa; 
"Amigos Até ao Fim" e o "Espião que saiu do frio" de John Le Carré; 
"O Apelo da Selva" de Jack London; 
"O Fantasma da ópera" de Gaston Leroux; 
"O Príncipe" de Maquiavel; 
"Os Fidalgos da Casa Mourisca" de Júlio Dinis  
"A Letra Escarlate" de Nathaniel Hawthorne. 

Ao todo foram 10 livros, por 35 euros!!!! Como é que é possível?! eu explico. A Editora Leya tem a seguinte promoção que referia acima, (leve 4 pague 3) de uma selecção de livros que custavam €4.50 cada! E a Editora Europa-América não se deixando ficar para trás está a fazer uma coisa semelhante só que ligeiramente melhor: "leve 5 pague 3"!!! Claro que só nos livros de bolso, mas que interessa?!
Se bem que a verdadeira pechincha foi o livro do Jack London que já não lembro ao certo o preço, mas não passou dos 2 euros!!! Vantagens de se ler clássicos!

Agora digam-me, era ou não de aproveitar?

Até breve**

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fernando Pessoa, Plural como o Universo


Olá amigos, este é a minha sugestão literária para o mês de de Junho. Fernando Pessoa, Plural como o Universo foi o título da exposição que a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou no final do mês de Abril em Lisboa e que posteriormente foi transformado em livro. 
Confesso que de todos os presentes de aniversário que recebi este ano, e não desfazendo os outros, este aqueceu-me o coração de forma muito especial. 
Primeiro porque foi-me oferecido por uma amiga com quem partilho muito mais do que uma amizade, mas a mesma paixão pelos livros, a mesma admiração pela poesia de Florbela Espanca e pelo mundo complexo e intemporal de Fernando Pessoa. Alguém que me consegue ler tão bem a ponto de conhecer aqueles pequenos detalhes que escapam à maioria.
E segundo porque a escolha deste livro é ideal para uma pessoa que tem uma admiração imensa pela escrita deste senhor, mas que conhece muito pouco do mesmo... como é o meu caso.
Qualificaria esta obra como um resumo quer da obra, quer da vida de Pessoa. Organizado de uma forma lógica e simples consegue introduzir o leitor no mundo plural das múltiplas personalidades criadas por aquele que nunca conseguiu responder à pergunta: "Quem sou eu, afinal?"
Inclui a sua biografia, a explicação da criação dos heterónimos, poemas, textos, fotografias, documentos, (muitos deles inéditos) convidando quem navega por estas páginas a ler, ver e sentir a obra do autor e dos seus heterónimos.
É de longe dos livros mais interessantes que me passou pelas mãos. Aconselho para todos os amantes de Fernando Pessoa, mas especialmente para os admiradores curiosos que têm o desejo de conhecer melhor este "indisciplinador de almas".

Espero que gostem! 
Até breve**

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fazes-me falta


 "És agora apenas uma fotografia ao lado da minha insónia. Uma memória que me fala sobretudo, como todas as memórias daquilo que..." ficou por viver.

 "Faz-me falta essa tua ousadia, no deserto da noite que agora atravesso. Fazes-me falta."

"Vem pelo menos provar uma das lágrimas que choro"

Really miss you baby. Your in my thoughts everyday!
You know it doesn't get any easier...
See you soon my love**

Gossip Girl



Pronto eu confesso.... ando completamente viciada nesta série, que para minha felicidade já vai na 5 temporada! Ou seja, tem sido uma alegria sem fim ver episódios atrás de episódios ininterruptamente durante horas a fio. O pior mesmo é convencer-me a parar e arrastar-me até à cama! 
A verdade, é que nunca pensei vir a gostar tanto desta série. Surpreendeu-me a 100%. E estes dois, ai... são os meus favoritos. Se bem que a Blair as vezes abuse da palavra suportável. Mas o Chuck Bass é a minha mais recente paixão platónica! Sorry Sawyer! 

Não há nada a fazer, bad boys são o meu calcanhar de Aquiles! 
E por falar nisso, tenho 4 temporada toda à minha espera e no último episódio que vi o meu Chuckzinho levar um tiro e ficar a esvair-se em sangue numa rua sombria e deserta em Praga!! TRÁGICO!!!!!!

(Juro que se o realizador matou esta personagem dá-me uma coisinha má!)

Até breve**

terça-feira, 5 de junho de 2012

Rules of Life, de Fernando Pessoa


"Rules of Life."

1. Make as few confidences as possible. Beter make none, but, if you make any, make false or indistinct ones.

2. Dream as little as possible, except where the direct purpose of the dream is a poem or a literary product. Study and work.

3. Try to be as sober as possible, anticipating sobriety of body by a sober attitude of mind.

4. Be agreeable only by agreeableness, not by opening your mind or by discussing freely those problems that are bound up with the inner life of the spirit.

5. Cultivate concentration, temper the will, make ypurself a force by thinking, as innerly as possible, that you are indeed a force.

6. Consider how few real friends you have, because few people are apt to be anyone's friends.

7. Try to charm by what is in your silence.

8. Learn to be prompt to act in small things, in the trite things of street life, home life, work life, to brook no delay from yourself.

9. Organise your life like a literary work, putting as much unity into it as possible. 

10. Kill the killer.

Fernando Pessoa, "Rules of Life"  Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal

Regras de vida | 1. Faz o menor número de confidências possível. É melhor não fazeres nenhuma, mas se fizeres algumas, fá-las falsas ou imprecisas. 2. Sonha o menos possível, excepto quando o propósito directo do sonho for um poema ou uma produção literária. Estuda e trabalha. 3. Tenta ser o mais sóbrio possível, antecipando a sobriedade do corpo por uma atitude sóbria da mente. 4. Sê amável apenas por simples amabilidade, não abrindo a tua mente ou discutindo livremente os problemas que estão ligados à vida íntima do espírito. 5. Cultiva a concentração, tempera a vontade, faz de ti uma força pensando, o mais intimamente possível, que és realmente uma força. 6. Considera o quão poucos amigos verdadeiros tens, porque poucas pessoas são capazes de ser amigas de alguém. 7. Tenta cativar por aquilo que o teu silêncio contém. 8. Aprende a agir prontamente nas pequenas coisa, nas coisas triviais da vida da rua, da vida doméstica, da vida do trabalho, a não tolerares atrasos vindos de ti próprio. 9. Organiza a tua vida como uma obra literária, pondo nela tanta unidade quanto possível. 10. Mata o assassino.

domingo, 3 de junho de 2012

Fada do lar II

E não é que deu-me novamente para a cozinha?! Começo a recear seriamente estes surtos de insanidade temporária!! É que depois ouço coisas como: " Ai a rapariga é prendada!" e de repente sou transportada para o regime do Estado Novo, a ouvir o homem da casa dizer: "lugar de mulher é no fogão" e um bando de mini diabos da Tasmânia a ensaiar o Hino da Mocidade Portuguesa! M-e-d-o...
Sob pena de arruinar de vez a minha imagem, confesso que gosto tanto de fazer doces como de os comer!!! 
Cozinho por necessidade de meter alguma coisa no estômago, mas o mundo da pastelaria é uma paixão! E quanto mais minuciosas as receitas mais vontade tenho de as fazer.
 Depois dos Petit Gateau, decidi agora experimentar os Cupcakes! E apesar de ter a fasquia alta, assumo sem receio de erro que me superei! 

Aqui está o resultado da minha aventura:


Cupecake de baunilha, recheado com ganache de chocolate, frosting e enfeitados com amendoim.

Dão um bocadinho de trabalho, mas meus amigo vale a pena!!

Até breve**

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia da Pequenada!!!!


"As pessoas crescidas gostam de números. Se contares às pessoas crescidas: "hoje vi uma casa muito bonita de tijolos cor-de-rosa, com germânicas nas janelas...", as pessoas crescidas não conseguem imaginá-la. Precisam de lhes dizer, "hoje vi uma casa que custou cem mil contos". Então já são capazes de a admirar, "mas que linda casa!". 

"A pessoas crescidas são assim mesmo. Não vale a pena zangarmos-nos com elas. As crianças têm de ser muito indulgentes para as pessoas crescidas".

Antoine de Saint-Exupéry, "O Principezinho".

Feliz dia da Criança!!! =)) sejamos hoje pequeninos como eles, e todos os dias pessoas crescidos com alma de criança!